Cultura

A VOLTA DA POMBAGEM ENCERRA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO MAM COM CORTEJO

Cortejo cênico acontece dia 3 de abril, às 18h, com apresentações de arte de rua, num movimento de retorno ao seu local de origem
GI Santana , Salvador | 01/04/2024 às 19:43
Cortejo cênico Performance acontece dia 3 de abril, às 18h
Foto: Naiade Bianchi

Inspirado nos festejos do Dois de Julho, e mais precisamente no Cortejo da Volta da Cabocla, o Grupo de Arte Popular A Pombagem se despedirá, dia 3 de abril, da Galeria 3 do MAM, local que funcionou como sua sede durante os últimos 3 meses. Desde o dia 13 de dezembro que se iniciou o processo de Residência Artística do coletivo, realizando uma série de atividades formativas, tais como oficinas de artes (pintura, malabares, teatro), saraus com rodas de conversa temáticas e lançamentos de livro, além da própria montagem e da mediação cultural.

Durante esse verão o grupo recebeu um público de perfil bastante diversificado: visitantes de várias regiões do Brasil e de países localizados nos continentes africano, norte-americano e europeu. Foi uma temporada de trocas e intercâmbios frutíferos, com histórias e relações que se desdobraram para além da Residência Artística. Também se fizeram presentes crianças e adolescentes de comunidades do Subúrbio Ferroviário, que integram o Grupo Teatral Face Oculta, e os adolescentes assistidos pelo núcleo de apoio assistencial, social e psicológico do CAPS de Camaçari. Além disso, a Residência acolheu turmas de estudantes de escolas como Colégio Estadual Cesare Casali (Pirajá), Colégio Estadual Ana Cristina Mata Prazeres (Alto de Coutos), Escola Estadual Dom Avelar (Fazenda Grande do Retiro) e Colégio Paraíso (Lauro de Freitas).

Para a atividade de encerramento da Residência Artística “O Museu é a Rua” o Grupo de Arte Popular A Pombagem está preparando uma performance de rua em que a montagem da exposição será desfeita e os objetos e adereços do coletivo, outrora expostos e dispostos na Galeria 3 do museu, serão então desinstalados e levados, em forma de cortejo cênico, para fora do museu. É precisamente o movimento de retorno do coletivo à sua sede real, isto é, a que fica no bairro de Fazenda Grande do Retiro. Lembrando que o Programa Residência Artística do MAM tem essa perspectiva de acolher iniciativas culturais da periferia para ocuparem, por 3 meses aproximadamente, a Galeria 3 do museu. O encerramento da Residência Artística “O Museu é a Rua” contará com “A Volta d’A Pombagem” – uma performance em que o coletivo vai fazer o seu movimento de voltar para a sua sede, para a sua casa.

Serviço:
O quê: A VOLTA D´A POMBAGEM
Onde: Galeria 3 do MAM
Quando: 3 de abril, às 18 horas
Quem: Residência Artística do MAM – “O Museu é a Rua”