Cultura

475 ANOS DE SALVADOR; FUNDADORES ESQUECIDOS E SEM MEMORIAL NA CIDADE

Uma comitiva só se homens para fundar a cidade do Salvador e um padroeiro destronado
Tasso Franco , Salvador | 29/03/2024 às 09:45
Thomé de Souza seus restos mortais estão em Vila Franca de Xira, Portugal
Foto: BJÁ
    A cidade do Salvador completa hoje simbolicamente 475 anos de existência fundada que foi sob a coordenação do governador geral do Brasil, Thomé de Souza, fidalgo da corte portuguesa que governou entre 1549/1553 e foi um gestor moderado cujos restos mortais se encontram na cidade de Vila Franca de Xira, uma vez que não há um memorial para os fundadores da cidade, em Salvador.

  A esquadra de Thomé de Souza que veio com essa missão era constituida por aproximadamente 800 homens entre autoridades, marinheiros, burocratas, artifices, militares, degredados e seis jesuitas comandados por Manoel da Nóbrega. Não havia mulheres.

  O IGHB escolheu o 29 de março como data simbólica como data de fundação, mas Thomé de Souza só desembarcou da nau NS da Conceição dia 31 de março de 1549 e a cidade só começou a ser construida a partir de maio. Dia 13 de junho houve a procissão da Corpus Christi a partir da igreja de palha de NS da Ajuda e a fortaleza só ganhou forma a patir de 1 de novembro, esta a data que é considerada pela antiga Camara como de fundação da cidade.

  Thome de Souza ficou 4 anos em Salvador e retornou para Portugal sendo substituido por Duarte da Costa, um governador mais autoritário e que entrou em conflito com a igreja católica, uma vez que Salvador foi elevada a condição de diocese vindo para a capital baiana um bispo Pedro (Pero) Sardinha, que foi expulso pelo governador e morreu no litoral de Alagoas quando sua nau foi a pique e os caetés o comeram vivo.

  A cidade só se expandiu para fora dos muros a partir de Mem de Sá o terceiro governador 1558/1561 com a instalação do Convento de São Bento, na zona Sul; e dos Carmelitas, na zona Norte. Ordens religiosas que chegaram depois dos jesuitas. 

  O padroeiro da cidade era Santo Antonio, mas, os jesuitas - sempre autoritários - o destronaram e colocaram São Francisco Xavier um santo espanhol e que teria livrado a cidade da colera morbus no século XIX.

  A cidade do Salvador deve uma homenagem a seus fundadores, em especial, Thomé de Souza, Luis Dias, Pero de Goes, Antonio Carodoso e os artifices - carpinteiros, pedreiros e ferreiros. E a devolução do padroado a Santo Antônio.