Cultura

HÉLIO MENEZES ASSUME A DIRETORIA ARTÍSTICA DO MUSEU AFRO BRASIL

Antropólogo e curador, ele tem passagens pelo CCSP e pela 35ª Bienal de São Paulo
Bruna Dutra , Salvador | 19/03/2024 às 19:10
Hélio Menezes
Foto: Divulgação

O antropólogo, curador, crítico e pesquisador Hélio Menezes é o novo Diretor Artístico do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A chegada do profissional celebra um novo momento para o museu, que completa duas décadas em outubro.


“As realizações de Hélio Menezes, sua notória sensibilidade artística, suas conexões no Brasil e no exterior o credenciam para a dimensão dos desafios contemporâneos do Museu. Sentimos que nosso fundador Emanoel Araujo está vibrante pelo que estamos vivendo neste novo momento”, afirma Hubert Alqueres – Presidente do Conselho do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.


Natural de Salvador-BA e graduado em Relações Internacionais e em Ciências Sociais pela USP, é mestre em Antropologia Social pela mesma universidade e Affiliated Scholar do BrazilLab, da Universidade de Princeton. Dentre as várias instituições que atuou, ganhou notoriedade pelo trabalho na curadoria do Centro Cultural São Paulo e na 35ª Bienal de São Paulo.


“Meu objetivo é trazer um olhar mais contemporâneo para a programação e acervo do museu, com a proposta de promover maior abertura dos canais de comunicação à sociedade, em especial aos artistas, pesquisadores, educadores e intelectuais afro-brasileiros, da África e suas diásporas”, destaca Hélio Menezes.