Cultura

DICAS DO SERAMOV: O PLANEJAMENTO PROFISSIONAL E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

As mudanças na quarta era industrial são radicais e estão mudando tudo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/04/2021 às 12:20
Vidara Hotel, em Las Vegas, complexo de prédio em vidro e aço (sem tijolos)
Foto: REP
  O jornalista Tasso Franco publicou neste domingo, 18, no aplicativo de literatura Wattpad o 31º texto do seu livro "A mão espiritual de Seramov - linhas que iluminam o seu futuro" falando do planejamento profissional. Leia abaixo e os demais textos no aplicativo Wattpad. (Baixa pelo www.wattpad.com).

                                                                31


                                 DICAS DO SERAMOV: PLANEJAR A PROFISSÃO É FUNDAMENTAL

 

   Falamos sobre planejamento profissional e planejamento de vida. São duas coisas parecidas mas são diferenciadas. Ás vezes até se entrelaçam, mas são coisas distintas.

   E nesse momento em que estamos vivendo no Brasil a pandemia do coronavírus com a morte de mais de 370 mil brasileiros, muitos ainda estão a discutir sobre reforma agrária, golpe de estado, intervenção militar, comunismo, anticomunismo, fascismo, antifascismo; coisas que a sociedade moderna já ultrapassou há muitas décadas. E nós estamos perdendo o bonde da história com essas temas recorrentes, num novelo, sem fim.

  Vamos sair da pandemia menores na geração de empregos, menores na qualidade de vida, menores na preparação do nosso pessoal e da nossa gente para enfrentar a quarta era industrial que nós estamos vivendo, um mundo globalizado e com muitas exigências que temos pela frente.

  Steve Jobs, em 2005, falando para um grupo de estudantes da Universidade Stanford advertiu contra a tentativa de traçar a vida e a carreira profissional com antecedência destacando “que as pessoas não podem conectar os pontos olhando apenas para frente e sim olhando para trás. E confiar que todos de alguma forma se conectem no futuro.”

  É um tema complexo. Steve Jobs morreu cinco anos depois de câncer do pâncreas e parecia que estava fazendo uma profecia porque era um CEO bem sucedido e essa trajetória de vida dele acabou. Eesse discurso é o modelo que, hoje, é muito debatido e serve de parâmetro para muitos jovens. Não que as pessoas deixem de programar suas carreiras profissionais e de vida.

  O planejamento profissional é como uma régua, linear em linha ascendente. Se você planejar bem, 70% a 80% do que você organizou, com certeza dará certo. Já o planejamento de vida é como uma fita métrica flexível, ondulada, de altos e baixos. Ninguém prevê ao certo.

   Seramov dará, hoje, dicas sobre o planejamento profissional e deixará para quarta-feira, 21, as dicas sobre planejamento de vida.

   Importante: você deve planejar as duas coisas. Isso é fundamental sobretudo agora com os avanços das novas tecnologias, da robótica, do conhecimento profundo; olhando a longo prazo.

   Observe o seguinte, o mundo de hoje é diferente do século passado quando se mudava pouco de profissão. Hoje as mudanças são mais rápidas, mais radicais. Daí que você tem que planejar uma carreira profissional olhando para frente, para bem adiante, porque pode ser que daqui a dez anos, 20 anos ela não exista. Contabilista vai existir em 2050? Relações Públicas existirá em 2030?

   Você que está se formando em fisioterapia, agora, e em 2045, os robôs vão lhe substituir nas clínicas?

   O planejamento de vida é mais complicado ainda porque tem movimentos imprevisíveis que ninguém consegue estabelecer. Pode ser uma separação conjugal, pode ser a morte, pode ser um acidente, pode ser a mudança de estado, a mudança de um país. Isso acontece com a maioria das pessoas. 

   Então nesse primeiro momento, Seramov dará as 5 dicas du sua mão espiritual, as 5 flechas douradas e certeiras sobre planejamento profissional. Sobretudo para os mais jovens, as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e aquelas que estão no mercado de trabalho há algum tempo, mas precisam se reciclar.

   1. Sempre tenha um pensamento olhando daqui a 10 - 20 anos. O jovem hoje de 14 anos de idade que está no ensino fundamental, em 2030,  estará no mercado de trabalho. Então ele precisa olhar para aquele momento lá adiante. Uma profissão de pedreiro vai existir da forma que é hoje, em 2040? Não, hoje as construções mais modernas são em aço e vidro (vide foto). E médico legista vai existir em 2040, em 2050, ou será um trabalho feito por robôs? O auxiliar de enfermagem vai verificar pressão, vai tirar o sangue ou vai ser um robô que vai fazer isso? Então, olha essas coisas para sua vida profissional.

  2. Dois pontos fundamentais para qualquer escolha: Aprenda inglês - que é a língua universal - e as ferramentas dos computadores. Não há retorno. Na globalização quase tudo passa por esses quesitos. Até na China e na Índia que correspondem a população de 38% da população do planeta, o inglês e as e ferramentas computacionais são fundamentais; então siga esse caminho.

 3. Analise a possibilidade de ser empreendedor, dono do seu próprio negócio. Esse é um segmento que esta avançando bastante no Brasil e em todo mundo. Hoje, até a venda de pães e biscoitos, que antes era reservada às padarias, há uma oferta enorme on-line para entregar em sua casa. Vou dar um exemplo: meu pai foi livreiro a vida toda nos anos 1940/1970 na sua livraria. Quem quizesse comprar um livro que fosse lá. Hoje, ele se quebraria como estão quebrando muitas livrarias no Brasil, porque não estão enxergando isso, que o mundo mudou. E que a internet, a computação é uma coisa fundamental nesse processo.

4. Use as ferramentas da internet para escolher uma profissão. O aconselhamento familiar é bom? É. O aconselhamento de um professor é bom? É. Mas existem hoje outras ferramentas, existem muitas coisas que podem analisar pela internet. Com o cuidado de procurar as instituições credenciadas, as instituições respeitadas. Humberto Eco, famoso escritor italiano dizia o seguinte. “As redes sociais são o campo dos imbecis”. Alguma coisa nas redes sociais presta, mas tenha muito cuidado e muita atenção. Quando você quiser fazer uma consulta sobre profissões procure uma instituição respeitada e com anos de tradlção.

5. Em planejamento profissional não vale aquela música do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar” É de fundamental importância um planejamento correto, adequado, bem estruturado, você terá 70% a 90% de resultados positivos.