Cultura

EDUARDO MOSCOVIS E ANA LÚCIA TORRES FAZEM APRESENTAÇÃO ONLINE DE NORMA

Além desta peça, a programação do Catálogo Brasileiro de Teatro terá a exibição do espetáculo #comprovendotrocoamor neste final de semana
Nsanga Comunicação , Salvador | 27/02/2021 às 10:46
Eduardo Moscovis e Ana Lúcia Torre fazem apresentação única e online do espetáculo Norma
Foto: Divulgação

Criado em 2002 e ficando em cartaz até 2006, o espetáculo Norma retorna agora depois de 15 anos em uma versão digital especialmente para integrar o Catálogo Brasileiro de Teatro Online, #TudoQueVocêQuerVerNaWeb. Abrindo a programação deste final de semana do projeto, a peça mostra o encontro entre Norma, uma mulher reprimida e conservadora que acaba de chegar ao novo apartamento, e Renato, homossexual solitário, antigo inquilino do imóvel.


Escrito por Dora Castellar e Tônio Carvalho, que também assina a direção, a montagem é estrelada por Eduardo Moscovis e Ana Lucia Torre. Os dois dão vida aos vizinhos que, em meio às diferenças, compartilham sentimentos como perda, abandono e reconciliação. Tônio Carvalho explica que o espetáculo nasceu de um engano, ao ligar para um número errado e se surpreender com a amargura da mulher do outro lado da linha.


No ano passado, diante da impossibilidade de contato e o convívio social, por conta da pandemia, Norma voltou à cena pela universalidade inerente ao seu tema, trazendo para o público uma mensagem positiva e atual sobre a necessidade de romper padrões de comportamentos.  Dessa vez, a quase vinte anos depois da estreia, Norma será exibida nesta sexta-feira (05), em formato online.


Já no sábado (06), será a vez de conhecer um amor marcado por narrativas afetivas e afirmativas  do artista, desde ex-namorados, paqueras e “crushs”, até amigos e familiares. Em #comprovendotrocoamor tudo é exposto para  compra, venda e troca - marcadores de pontos de vista que compõem a obra de ficção-biográfica, num  misto de teatro, performance, música e audiovisual.


Sob as câmeras, essas histórias são atravessadas por canções e questionamentos evocados por fragmentos pessoais escritos em cartas, mensagens de  whatsapp, depoimentos em vídeo e encontros de corpos e afetos transitando entre músicas autorais e  composições da música popular brasileira que evidenciam o amor. Nomes como Gal Costa, Milton  Nascimento, Djavan e Alcione, são revisitados assim como vozes da cena mais contemporânea, a exemplo  de Silva, Mahmundi, Lagum, Liniker e 5 a seco.


E os amantes da poesia poderão confirmar o papel que esta forma artística tem na vida das pessoas. Tá Tudo Treta e a Poesia Rege é um depoimento de uma companhia de teatro sobre os dias atuais - a vida presente, os homens e  mulheres desse estranho momento da história humana. Na narrativa, que será exibida no domingo (07), serão discutidas as potências e os  limites das artes em tempos em que a morte assume o protagonismo.

As exibições serão às 20h, no canal da Fred Soares Produções, no youtube.

 

O Catálogo Brasileiro de Teatro é uma realização da Fred Soares Produções e sua versão online conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria  de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc,  direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

 

O quê: Norma

Quando: 05 de março

Horário da estreia: 20h

Ingressos: Sympla

 

O quê: #comprovendotrocoamor

Quando: 06 de março

Horário da estreia: 20h

Ingressos: Sympla

O quê: Tá Tudo Treta e a Poesia Rege

Quando: 07 de março

Horário da estreia: 20h

Ingressos: Sympla

 

Ficha Técnica - Norma

Elenco: Ana Lúcia Torre e Eduardo Moscovis

Texto: Dora Castellar e Tônio Carvalho

Direção: Tônio Carvalho

Cenário e figurino: Gilberto Gawrosnki

Designer de luz: Paulo César Medeiros

Direção musical: Mário Avellar

Coordenação técnica: Norma Crespo

Produção executiva: Edgard Jordão

Realização: Eduardo Moscovis

DURAÇÃO: 80”

CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS

 

 

 

Ficha Técnica - #comprovendotrocoamor

Concepção e Roteiro: Luiz Antônio Sena Jr.

Direção: Marcus Lobo

Voz: Luiz Antônio Sena Jr.

Guitarra e Coro: Roquildes Jr.

Programações e Sintetizadores: Filipe Mimoso

Percussão e Coro: Anderson Danttas

Direção de Imagem, Vídeos e Fotos: Giovani Rufino

Iluminação: Marcus Lobo

Cenografia: Luiz Antônio Sena Jr. e Marcus Lobo

Figurino: Tina Melo

 

Ficha Técnica - Tá Tudo Treta e a Poesia Rege

Realização: Cia. do Tijolo

Duração: 70 min

Classificação: 14 anos