Cultura

LUZ CALDAS LANÇA SEU 108º ÁLBUM, IDÁ E OPAXORÔ

Idá e Opaxorô é resultado de pesquisa do artista sobre criação do universo segundo visão das religiões de matriz africana
Tatiane Freitas , Salvador | 29/01/2021 às 17:30
Luiz Caldas lança seu 108º álbum, Idá e Opaxorô
Foto: Bianca Lopes

Mal tendo deixado o universo combativo das composições de rap do seu último disco “Pedrada”, lançado em janeiro, Luiz Caldas voltou-se para uma pesquisa sobre a visão da criação segundo religiões de matriz africana e lança na próxima segunda-feira (1º/2) o álbum de ijexá Idá e Opaxorô, com dez canções autorais e uma sonoridade totalmente acústica. Este é o 108º disco do seu projeto de lançamentos mensais que ele realiza desde 2013.


“O resultado ficou bem legal, como uma sonoridade bem chão, bem terreiro”, comenta Luiz. A letra da canção de abertura contextualiza o nome do álbum. Seu refrão diz: Moço Oxaguiã com sua Idá, Olhar de bondade faz alegrar, Velho Oxalufã com o Opaxorô, Sua divindade representa o amor”.


““Eu cito Oxalã Oxaguian e Oxalá Oxalufã, o primeiro um jovem e guerreiro com a sua espada Idá, e o outro velho e sábio com o seu cajado, o Opaxorô. Foi uma pesquisa interessantíssima que faz uma justa homenagem ao orixá maior, Olodumaré”, comenta Luiz.

 

Ficha Técnica

Direção, Produção, Arranjos, Violões, Escaleta, Bandolim, Voz e Vocal - Luiz Caldas

Produção Executiva - Alan Barboza

Percussão e Edição - Adson Santana

Baixo - Júnior Peteca

Vocal - Andrea Caldas, Paulinho Caldas e Durval Caldas)

Gravação - Luiz Caldas, Adson Santana e Júnior Peteca

Mixagem e Masterização - Marcelo Machado

Arte e Capa: Bianca Lopes