Cultura

BAIANO THIAGO ALMASY ESTREIA HOJE NA MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Famosos pelo personagem Junior, da websérie Na Rédea Curta, Almasy estreia como ator de cinema no longa "Eu Empresa"
Tatiane Freitas , Salvador | 29/01/2021 às 10:07
Thiago Almasy
Foto: Divulgação

A sétima arte está sorrindo para o ator baiano Thiago Almasy e ele, que sempre flertou com as telonas, está correspondendo como quem já esperava por isso. Hoje (29), ele estreia, na Mostra de Cinema de Tiradentes, o seu primeiro personagem de cinema, o coach de youtuber cômico do longa Eu Empresa (Leon Sampaio e Marcus Curvelo), que terá exibição na programação do festival a partir das 20h, permanecendo na programação até domingo (31). Já em 8 de fevereiro, inicia gravações do seu curta-metragem Via Láctea, estreando como diretor e dando a entender que essa paquera com o universo cinematográfico vai virar casamento.


“Em 2015 eu estive na Mostra de Tiradentes como espectador e, numa entrevista que dei para um portal de lá de Minas, prometi que voltaria à mostra com algum trabalho. E isso está acontecendo seis anos depois”, comemora Almasy, que caiu no gosto do público com o personagem Junior, da websérie Na Rédea Curta, mas que, antes disso, chegou a procurar curso superior de cinema, então inexistente em Salvador, o que o levou a cursar Direito.


“O cinema é muito presente na minha vida, minha mãe tem uma estante de filmes, cresci vendo muito filme e queria estudar cinema. Mas o meu caminho para o audiovisual acabou se dando de outra forma, através do teatro, da internet, mas sempre com esse desejo latente, que só fez crescer conforme fui estudando e me aperfeiçoando”, conta ele.


O curta de Thiago Almasy, Via Láctea, acontece através do edital municipal da Fundação Gregório de Matos, Prêmio Conceição Sena, através da Lei Aldir Blanc. É um filme de ficção científica, situado em Salvador, que narra a história de um grupo de alienígenas infiltrados como humanos em solo brasileiro que precisa interromper seu plano de dominação da Terra devido à pandemia do Covid-19. Sem contato com a nave mãe e enclausurados dentro dos hospedeiros por mais tempo que o previsto, eles serão irremediavelmente afetados pelas histórias desses corpos.


“Esse curta já nasce com muito carinho e apreço porque reflete tanto o momento singular da pandemia quanto minha pesquisa como artista sobre narrativas decoloniais. Com Via Láctea, experimento a ideia de uma consciência da colonização experimentando o corpo do colonizado. 


Os alienígenas se instalam no corpo dos hospedeiros humanos para traçar seus planos, mas aí passam a ter acesso à violência e limitação que esses corpos passam”, adianta o agora diretor de cinema.


Via Láctea terá seu período de gravações até 14 de fevereiro e inclui elenco 100% de atores baianos, majoritariamente negros, entre eles Marcia Limma, Genário Neto, Antônio Fábio, Fábio Osório Monteiro, Fernanda Silva e a atriz mirim Aya Dantas. “Estou muito feliz em começar no cinema dessa forma, com certeza esse vai ser apenas o primeiro passo e primeira de muitas produções de cinema da produtora ULTIMA Plataforma, que montei com Sulivã Bispo e que é o selo que vem gerindo nossa carreira”.