Cultura

DICAS DO SERAMOV: VELHICE NÃO TEM IDADE DEFINIDA, APROVEITE A VIDA

Veja as 5 dicas conceituais de Seramov, as linhas que iluminam seu futuro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/01/2021 às 08:36
Exercite-se sempre
Foto: Lua Gonçalves
   Sêo Franco publica o 9º texto do seu livro "A Mão Espiritual de Seramov, linhas que iluminam seu futuro" sobre a idade da velhice. Leia abaixo e os demais textos no aplicativo de literatura wattpad.

   VELHICE NÃO TEM IDADE DEFINIDA 

  Idade certa para ficar velho não existe. Uma pesquisa do Datafolha mostrou que os anos de vida não são a única referência. Tem pessoas que têm 60 anos e já se acham velhas e pessoas com 80 anos que ainda não se acham velhas. Eu mesmo tenho 75 anos de idade e não me acho uma pessoa velha. Estou satisfeito com a minha idade e vivo de acordo com as minhas possibilidades financeiras e físico-mentais.

  A pesquisa revelou que em média  - no Brasil - as pessoas se sentem idosas (nome bonito para velhos [as]) aos 64 anos de idade. Há algum tempo as mulheres com 40 anos de idade se sentiam velhas e viviam - muitas chamadas de titias solteironas - dessa maneira achando que a vida já tinhba acabado. E os homens com 50 anos de idade também se sentiam velhos e viviam de mau humor e trancados dentro de suas casas e nas tendas dos seus negócios.

  Hoje as coisas mudaram, existem pessoas de 70 anos de idade ou mais - de ambos os sexos - que têm um nível de felicidade igual à dos jovens. E curtem bastante a vida. Agora você não quer que uma pessoa com 75 anos de idade fique fazendo manobras de skate ou num esporte mais radical. Cada qual em seu cada qual. Agora é tempo de dançar boleros, degustar um vinho  e praticar um esporte light.

  Que tal jogar peteca na oraia do Porto da Barra? É uma boa ideia.

 As pessoas com maior vitalidade podem podem jogar tênis, podem praticar um esporte menos radical ou exercício com natação dirigida por um personal, e podem tomar uma cervejinha e isso é um nível de felicidade muito bom. 

  Não adianta ficar chorando pelos cantos dizendo que tá velho, dizendo que está cansado, ficar dentro de casa. Isso é que não pode acontecer. Também não fique preso (a) doenças imaginárias, viciado a um monte de remédios. Troque sua cestinha de remédio por uma cestinha de pães, uma cestinha com chocolates e biscoitos recheados. Passe a viver melhor. E cuide dos remédios e das doenças só quando de fato forem necessários. 

   Lembre-se das lições do escritor mineiro chamado Ziraldo, do saci pererê, aquele cartunista famoso. Ele disse o seguinte:

   - Um dia levantei-me, passei a arrastar os pés no chão e comecei a se sentir velho. Mas isso aconteceu depois de 85 anos de idade. Então enquanto é possível vamos para frente. Vamos com atividades culturais, com humor, vamos com trabalho e vamos aproveitar a vida.

   Vou dar as cinco dicas da mão espiritual do Seramov para animar vocês:

  1. A primeira delas é a seguinte. O nível de felicidade das pessoas é feito com as coisas simples da vida. Pode ser ir ao cinema, pode ser ler um livro, pode ser ir a um shopping conversar com os amigos, pode ir jogar peteca; que são essas coisas que fazem de maneira prazerosa a felicidade das pessoas. Agora não fique em casa se queixando, achando que a vida já acabou porque isso não vai, nem leva o lugar nenhum.

  2. O médico psicoterapeuta Karl Gustv Jun g dizia que a coisa mais difícil de um sapiens é a simplicidade. Parece ser fácil mas não é. Porque isso? Por que as pessoas complicam as coisas. Estão sempre adicionando complicações, entraves, obstáculos desnecessários em suas vida. Quando os problemas são reais, enfrente-os. Mas não os crie desnecessariamente. Não veja fantasmas em tudo.

  3. Se você ainda tem condições de trabalhar, trabalhe. Isso é uma coisa muito boa. Isso é uma coisa que ativa seu cérebro, é uma coisa que lhe da prazer. Faça isso, trabalhe. Eu mesmo trabalho todos os dias e ainda toco numa banda com meus amigos. Dá-nos uma alegria enorme. O mais jovem da banda tem 50 anos de idade.

  4. Se você tem condições de viajar. Viaje para o exterior. Isso é muito bom. Se você não tem condições financeiras de viajar para o exterior pode viajar dentro do seu próprio estado, visitar o interior e depois fazer o compartilhamento dessas viagens com seus amigos. Isso é muito legal.

  5. Lembre-se quem fica parado é poste. A velhice não significa que você tenha que viver em casa assistindo televisão e comendo pipocas.