Cultura

Lançamento do projeto Memórias do Teatro da Bahia adia para 05/02

Escrito e dirigido por João Guisande, o texto Quem Somos Nós? traz histórias contadas por artistas e colaboradores da arte teatral baiana
Tasso Franco , Salvador | 20/01/2021 às 16:06
Lançamento do projeto Memórias do Teatro da Bahia adia para 05/02
Foto: Divulgação
Em meio ao isolamento pandêmico da Covi-19, o ator, diretor e dramaturgo teatral João Guisande intensificou sua pesquisa sobre as histórias e vivências de artistas do Teatro da Bahia e lança no próximo dia *05 de fevereiro, a plataforma digital Memórias do Teatro da Bahia - galeria online* (www.memoriadoteatrodabahia.com.br). No mesmo dia, às 18h30, tem a leitura dramatizada do texto * Quem Somos Nós?*, a ser transmitida pelo canal do Youtube do Teatro do SESI - Rio Vermelho (https://youtube.com/user/TeatroSESISalvador). O evento ocorreria na próxima na sexta (22), mas foi adiado para 05 de fevereiro por questões técnicas.

Escrito e dirigido por João Guisande, *Quem Somos Nós?* foi construído a partir de memórias de artistas e colaboradores do teatro baiano coletadas em 2020 e traz a cena uma fictícia companhia de teatro - VIXE, formada por cinco jovens atores interpretados por Bárbara Laís, Fernanda Beltrão, Fernando Antônio, Iana Nascimento e Marcos Lopes, que está prestes a estrear o seu primeiro espetáculo.

Entre os ensaios para estreia, os atuantes brincam, falham, improvisam, revelam como conseguiram algumas memórias, cantam e celebram a história do nosso teatro, quem fez e faz ele acontecer. Espetáculos marcantes, personalidades da cena baiana, representatividade, histórias de bastidores e dos teatros da Bahia são alguns dos temas abordados pelo texto dramático.

Em 2020, com a pandemia do Covid-10, Guisande deu continuidade a uma pesquisa iniciada em 2019 - _Memória do Teatro da Bahia_, que dá nome a este projeto dividido em três atos que ocorrerão de janeiro a abril de 2021. Em isolamento, ele provocou atrizes, atores, técnicos, colaboradores e espectadores do teatro baiano que responderam às perguntas “Qual a sua primeira memória do teatro baiano?”, “Qual a sua imagem mais viva do teatro da Bahia?” e “O teatro baiano existe?”.

A partir das memórias coletadas, o autor elaborou uma trama textual descontínua que revela muito sobre o imaginário do teatro baiano. Guisande fala que *Quem somos nós?* (ATO I) é uma homenagem a todos artistas de teatro da Bahia. “Recebi respostas de diversas formas (escritas, áudio e vídeo) e a medida que ia lendo os relatos, fui tomado por uma profunda emoção e desejo de revelar algumas dessas memórias”.

“Lembrar foi um exercício que nos fez permanecer vivos em 2020. A pandemia nos deu oportunidade de olhar para trás, recordar, tornar a passar pelo coração.  Neste texto fazemos uma viagem no tempo, com histórias que vão desde o incêndio do teatro São João em 1923 a sala principal do TCA em 2019”, realça Guisande, premiado como melhor ator no Prêmio Braskem de Teatro nos anos de 2015 e 2018.

*Projeto*

Além da leitura dramatizada de Quem Somos Nós?, o público de Memória do Teatro da Bahia - Galeria Online poderá conferir a duas exposições – uma do SESI, parceiro do projeto que fará uma exposição sobre o Teatro Sesi Rio Vermelho e outra do designer gráfico Belmiro Neto, que irá expor artes gráficas, criadas em seus mais de 25 anos de colaboração a arte teatral baiana -, assistir seis podcast (ATO II) e um Docudrama com cinco episódios em torno de 05 minutos cada (ATO III).

O Ato II, a ser lançado em fevereiro de 2021 na Galeria Online, trará entrevistas exclusivas com personalidades do teatro baiano sobre temas que transitam entre história e musicalidade da cena baiana, representatividade do artista negro, a mulher na produção teatral, criadores e espetáculos históricos, bastidores da cena, a produção teatral no interior, entre outros.

No ATO III, o texto da leitura dramatizada Quem Somos Nós?, criado por Guisande para o palco teatral ganha uma adaptação para o audiovisual em cinco episódios, o Docudrama, a ser exibida de 27 de março a 10 de abril, no site www.memoriadoteatrodabahia.com.br. Bárbara Laís, Fernanda Beltrão, Fernando Antônio, Iana Nascimento e Marcos Lopes unem-se a atriz Luisa Muricy para interpretarem as histórias e vivências de espetáculos e artistas que são inspirações e estão no imaginário do teatro da Bahia, tanto no interior como na capital.

No Docudrama, Guisande divide a direção com o cineasta Ronei Jorge e roteirização com Sandro Souza, que também está na assistência de direção. Cores, tons, brilhos e visualidades ficam sob a direção fotográfica de Rana Tosto. Memórias do Teatro da Bahia - galeria online tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

*Pesquisa*

O premiado ator e diretor baiano João Guisande se debruça sobre Memórias desde 2013. Como ator-criador no espetáculo *“Amnésis”*, ele levou para a cena as memórias de transeuntes de lugares específicos da cidade de Salvador. Já em *“Foi por esse Amor”*, contracenou com seu pai e revelou um jogo cênico que transitava entre memórias familiares e histórias do cotidiano soteropolitano.

A respeito do *Memória do Teatro da Bahia – Galeria Online* realça que “existe uma memória de um teatro vivo, pulsante e resistente que merece ser contada, preservada e celebrada. Criando e documentando em uma galeria online de memórias vivas reverenciaremos o passado e o utilizaremos como ferramenta de suporte para o que vem pela frente”.