Cultura

SERRINHA: PREFEITO PRECISA SE COMPROMETER EM SALVAR PRÉDIO HISTÓRICO

Jornalista Tasso Franco defende que Adriano Lima instale um centro de cultura e teatro no antigo prédio
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/12/2020 às 10:07
Sede da antiga prefeitura desabando
Foto: BJÁ
  O jornalista Tasso Franco em live defendeu ontem que o prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP), se comprometa com a cidade no sentido de recuperar o prédio que foi sede da Prefeitura e da Câmara e local onde nasceu a cidade, antiga morada de um dos fundadores - o principal - Bernardo da Silva, a partir de 1690.
  
   O prédio está abandonado e foi erguido na gestão Luis Nogueira no inicio do século XX em estilo neoclássico e tem grande valor histórico não só por sua arquitetura, mas sediou durante muitos anos o Paço Municipal, a Câmara de Vereadores, a cadeia pública, o IBGE e outros órgãos tendo uma história rica e que merece ser restaurada.

  "O ideal seria a Prefeitura recuperar o prédio e instalar um centro de cultura com um teatro com capacidade para  300 a 500 pessoas - a cidade não dispõe de um teatro - e servir também como sede do Museu Pró-Memória de Serrinha que, hoje, encontra-se na AMA, na zona rural da Matinha, graças ao acolhimento do abnegado João Santos", comenta o jornalista.

   Franco diz, ainda, que o projeto de recuperação desse prédio é antigo, já se falou de uma possível verba da Caixa em gestões passadas para fazer tal recuperação e nada aconteceu. Uma parte do prédio já desabou, mas ainda é possível fazer toda a recuperação.

   "O prefeito Adriano Lima recebeu da população de Serrinha um aval para um mandato de mais 4 anos, reeleito que foi, portanto, tem capacidade de buscar recursos para recuperar o prédio, pois não faltam verbas de cultura nos governos federal e estadual para esse fim. É preciso ter vontade política e nomear um grupo técnico para fazer isso. Ademais, como a obra não é tão cara assim, até mesmo com recursos próprios da PMS pode-se realizar", defendeu o jornalista.

   A Comissão do Encontro dos Amigos de Serrinha vai trabalhar nessa direção solicitando do prefeito essa missão.