Cultura

SERRINHA COMPLETA NESTA DATA 129 ANOS COMO CIDADE NA ERA REPUBLICANA

A Filarmônica 30 de Junho (o nome) foi uma homenagem a criação da cidade
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/06/2020 às 14:12
Antiga Prefeitura Municipal destruida
Foto: MPM
   Hoje é uma data muito importante no município de Serrinha, porém, pouco lembrada e festejada. Foi em 30 de Junho de 1891 já no tempo da República que a Vila de Serrinha ganhou foros de cidade. Comemora-se, pois, portanto, 129 anos de sua existência.

   É uma longa história. O sítio de Nossa Senhora Samt'Anna de Serrinha existia com documentos cartoriais desde 1763, ou seja, há 257 anos. O Arraial data de 1780.

   Por Lei Provincial de 1838 no reinado de Dom Pedro II, instala-se o Distrito de Paz com elevação da Capela à Condição de Freguesia. Até esssa data, Serrinha pertencia em termos religiosos a Freguesia de Água Fria. 

   A emancipação política deu-se em 13 de junho de 1876 desmembrando-se de Purificação dos Campos (Irará), Serrinha ainda na condição de Vila. 

   Diz o decreto governamental: "Fica elevado à Vila o Arraial da Freguesia de Serrinha". 

   Somente em 1º de outubro de 1876, 90 dias após criação da Vila, fundou-se uma Câmara de Vereadores sendo eleito presidente o capitão José Joquim de Araújo, vereador mais votado.

   Tudo isso na época do Império com Dom Pedro II, imperador, a princesa Izabel regente.

   Em 1890, um ano depois de instalada a República, foi criada a Intedência de Serrinha (corresponde hoje a Prefeitura), sendo primeiro itendente (prefeito), Marianno Sylvio Ribeiro, com instalação em 10 de fevereiro. 
  
   Mas, somente um ano depois, em 30 de junho 1891, Serrinha ganha foros de cidade (15 anos após a emancipação política). Serrinha, Areia, Porto Seguro e Santo Antonio de Jesus, por decreto do governador José Goncalves da Silva, passam a condição de cidades.

   Mais curiosidade: a solenidade de instalação da cidade deu-se em 30 de agosto pelo intendente Marianno Ribeiro, que governou de 1890 1893.

   O nome da Filarmônica 30 de Junho é uma homengem a essa data fundada em 19 de abril de 1896. Ou seja, 5 anos depois de criada a cidade. (TF)