quarta-feira, 01 de abril de 2020
Cultura

TASSO FRANCO PUBLICA CAPÍTULO FINAL DA HISTÓRIA DO GALO POP NO WATTPAD

Confira todo livro no wattpad ou no kindle direct do Amazon
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/03/2020 às 09:40
Livro completo no wattpad e no kindle direct
Foto: vg
  O jornalista e escritor Tasso Franco publicou nesta quarta-feira, 18, o capítulo final de "As Aventuras do Galo Cantor Pop da Bahia" no aplicativo canadense wattpad (www.wattpad.com) que pode ser lido na plataforma de histórias mais amada do mundo, gratuitamente. O livro pode também ser lido todos os dez capítulos no kindle direct da Amazon por 4 dólares.

   E o que teria acontecido com Bingo ele que ficara mudo depois de passar por um sequestro? Dona Flor da Manhã levou-o a vários especialistas, porém, o galo mais famoso da Bahia não recuperou a voz.

  Bingo não dava uma palavra e recolheu-se à sua casinha sorumbático, deprê. No dia seguinte, dona Flor levou-o à clínica de doutor Vance mas o galo só cocorejava.

  Disse ela ao médico: - Ele perdeu a voz e isso será o fim de minha empresa da produção cultural. Terei que cancelar todos os shows agendados. Já havia prometido a Maristela Chocolate que ela faria uma parceria com ele no Carnaval, combinado com o secretário Edmilson Perroni, da Princesa do Sertão, que ele cantaria na Micareme maior do Brasil, tudo isso vai acarretar um enorme prejuízo que não saberei como resolver.

   Apesar de todos os esforços de dona Flor para recuperar a fala do galo ele seguiu mudo e: 

  Posto nesses termos, o que, aliás, ela também tinha ouvido do doutor psiquiatra, e se aproximando a festa para Cosminho, dona Flor decidiu homenagear os santos gêmeos com o mais pomposo caruru que já aconteceu no Alto das Pombas, em sua residência, chamando seus vizinhos da comunidade, autoridades, edis, o pároco da igreja local, doutor Coimbra, doutor Pina e todos os demais agregados, à frente, óbvio, doutores Vance e Vice, e sete meninos escolhidos a dedo para se lambuzarem na comilança todos sentados numa esteira.

  Foi uma festa das mais brilhantes já vistas no Alto das Pombas e doutor Vance, ao ser servido com prato feito por uma filha de Iansã com tudo que tinha direito, caruru, pipocas, rolete de cana, arroz de hauçá, vatapá e coxa de franco, ao morder a coxa do dito, temperada com azeite de dendê, ouviu um som diferenciado, quase um berro de dor, e sentiu que era a vez do Galo Bingo.

   E assim se encerra "As Aventuras do Galo Bingo" ao som da música para Cosme & Damião: Cosme e Damião/ Vem comer seu caruru/Cosme e Damião/Vem que tem caruru pra tu; São Cosme mandou fazer/ Duas camisinha azul/ No dia da festa dele/ São cosme quer caruru/ vadeia Cosme, vadeia/ To vadiando na areia. (The End).