Cultura

Projeto TAMAR apresenta exposição Vida Marinha em Ferro

Artista plástico Cau Specht expõe esculturas de espécies marinhas feitas a partir da reciclagem do ferro
Viva Interativa , Salvador | 28/02/2020 às 18:59
A primeira mostra do artista no TAMAR foi em 2013
Foto: Divulgação

Peças automotivas, catracas de bicicleta, chapas, vergalhões e parafusos recolhidos em oficinas e ferros-velhos ganham um destino inusitado pelas mãos do artista plástico Cau Specht. O material de descarte é transformado em obras de arte e algumas delas estarão reunidas na exposição Vida Marinha em Ferro, que acontece no Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar de 6 de março a 12 de abril de 2020.

  São peixes, caramujos, lagostas e tartarugas marinhas feitas a partir de ferros-velhos que são torneados, cortados e soldados, ganhando versatilidade, leveza e movimento. “Utilizo tanques e correntes de motos velhas, betoneiras que são usadas em obras para misturar massa, e é grande o prazer de esculpir e ver esse material de refugo ganhar outra forma”, comenta o artista plástico.

  Esta é a segunda vez que o Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar recebe uma exposição de Cau Specht, tendo sido a primeira no ano de 2013. A conexão do trabalho do artista com o Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar se dá pelas formas que ele esculpe, quase sempre inspiradas na vida marinha, como também pelo incentivo ao reaproveitamento de materiais e ao cuidado com a natureza, deixando essa mensagem para o público visitante.

  “É muito bom transformar em escultura aquilo que estaria poluindo o ambiente, jogado num terreno baldio, às vezes até juntando água e causando doenças”, reforça Specht, que também trabalha com pinturas em telas, esculturas de madeira e fibras de vidro.

  O Projeto TAMAR protege as tartarugas marinhas no Brasil há 40 anos, através de pesquisa e conservação, inclusão social, sensibilização e educação ambiental. Em dezembro de 2019, a entidade comemorou o marco histórico de 40 milhões de tartarugas liberadas ao mar, entre filhotes, juvenis e adultas, nascidas e/ou recuperadas no litoral brasileiro. Para o projeto, a arte é uma das formas de ampliar a mensagem da preservação, e artistas de vários cantos do Brasil participam desse trabalho. Dessa proposta, nasceu o TAMAR CULTURAL, projeto que, nesta edição, tem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura, contexto no qual a Visa se apresenta como um de seus patrocinadores.

 

I SERVIÇO I

TAMAR CULTURAL apresenta VIDA MARINHA EM FERRO

Abertura: 6 de março, às 19h

Visitação: De 7 de março a 12 de abril de 2020

Local: Espaço de Exposições do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar – Praia do Forte - BA

Entrada franca

Classificação Indicativa: Livre

Produção executiva: Trevo Produções

Apresentado por: Ministério da Cidadania e Visa

Patrocínio: Visa

Realização: Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal