Cultura

OLODUM HOMENAGEIA MULHER COM MAESTRINA ANDREIA E SHOW NO PELOURINHO

Um dos espetáculos mais bonitos e emocionantes do Carnaval de Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/02/2020 às 12:07
Maestrina Andreia comandando 120 percussionistas em frente à Casa do Olodum
Foto: BJÁ
  O desfile de abertura do Carnaval Olodum no Pelourinho, Salvador, entre a Escola do Olodum, na rua Laranjeiras, área do antigo Maciel e a Casa do Olodum, Maciel de Baixo, 22, onde nasceu o bloco há 44 anos, foi emocionante e um dos espetáculos mais bonitos do Momo por sua força musical, tradição, empoderamento do negro, um traço forte da cultura popular do Carnaval de Salvador.
  
  Neste 2020 o Olodum homenageou as grandes mulheres que marcaram a nossa história. O tema: “Mãe, Mulher, Maria: Uma História das Mulheres” com uma mulher, ao lado do maestro titular Bartolomeu (Memeu), a  maestrina Andréia Silva Reis, de 44 anos, regendo 120 percurssionistas e os três vocalistas cantando nas sacadas do casarão. 
  
   Descoberta aos 12 anos de idade, quando tocava numa banda de latas com amigos, Andréia foi a primeira mulher a ingressar na Escola do Olodum e é uma das 20 percussionistas mulheres da banda.

  “Apesar de todos os avanços e conquistas, as mulheres estão passando por um momento crítico, então, nada melhor que no Carnaval, nessa festa popular, trazer a mulher como tema não só para homenagear, mas também para mostrar a responsabilidade do Olodum”, ressaltou Rita Castro, coordenadora de Eventos do bloco e integrante do Conselho Consultivo do Olodum.

  O presidente da entidade, João Jorge Rodrigues, à frente da banda comandou o desfile que se iniciou às 17 h de ontem e se prolongou até pouco mais das 19h com a presença do governador Rui Costa, na Casa do Olodum. À noite, no Campo Grande, o bloco desfilou no Circuito Osmar.