Cultura

Teatro Lambe-lambe tem mostra gratuita neste domingo

Artistas fazem apresentações abertas ao público no Farol da Barra, a partir das 15h30
Via Press Comunicação , Salvador | 23/01/2020 às 19:10
Mostra Festival Teatro Lambe-lambe
Foto: Diney Araujo
Lúdica, inclusiva, itinerante e sustentável, a arte do Teatro Lambe-lambe, gênero criado na Bahia, celebra 30 anos com a realização do 1º Festival Internacional do Teatro Lambe-lambe. O evento, que conta com uma série de atividades até março, promove neste domingo (26), a partir das 15h30, no Farol da Barra, uma mostra gratuita com espetáculos de mais de 15 artistas.
Tendo como essência a magia dos antigos fotógrafos, no teatro lambe-lambe a experiência do espectador é única e individual. Nas apresentações, mantendo-se atrás do cenário, o animador veste suas luvas, e através de aberturas laterais de uma caixa, anima os bonecos ou objetos que contracenam na peça. O olho do espectador, do outro lado da caixa, encontra-se com o espetáculo que é feito exclusivamente para ele.
Aberta ao público e ao ar livre, a mostra que acontece neste domingo é resultado de uma oficina de três meses ministrada pela criadora do gênero, Denise Di Santos. A formação contou com módulos diversos que passam por dramaturgia, cenografia, processo cênico, estudo teórico, construção das caixas, entre outros.
“O teatro lambe–lambe é uma metáfora. Um espaço cênico miúdo que se agiganta quando a função acontece. É a poesia que domina o coração e os sentidos do espectador, dando-lhe o êxtase e o prazer da unicidade e do apoderamento”, resume Denise. No evento deste domingo, além da apresentação dos espetáculos que criaram durante a formação, os artistas receberão também a certificação de participação no processo.

Teatro lambe-lambe

Genuinamente soteropolitano, é um tipo de teatro de bonecos que surgiu no final de 1980 com as pedagogas e atrizes Denise Di Santos e Ismine Lima. Um dos gêneros artísticos mais sustentáveis do mundo, o teatro lambe-lambe se utiliza de papelão, caixotes, isopor e outros materiais reaproveitados para a construção de seus cenários, personagens e outros elementos técnicos do espetáculo. Consagrado pela simplicidade do formato e por seu fazer artesanal, o gênero é também uma forma teatral que possibilita a cada artista ser dono de seu próprio teatro. Ele é responsável pelo seu teatro itinerante, seu diretor e cenógrafo, iluminador e criador de seus bonecos personagens.
Completando 30 anos em 2019, o teatro lambe-lambe é comemorado durante o 1º Festival Internacional do Teatro Lambe-Lambe, realizado em Salvador desde outubro de 2019. Na vasta programação, com atividades previstas até março 2020, oficinas, exposição, rodas de conversa e apresentações em praças, parques e espaços culturais e comerciais da cidade. O projeto foi contemplado no Edital Gregórios da FGM.


Serviço:

Mostra Gratuita de Teatro Lambe-Lambe
Quando: 26 de janeiro (domingo), a partir das 15h30
Onde: Farol da Barra
Aberto ao público