Cultura

Eduardo Kobra entrega painel que retrata santa irmã Dulce, no Barra

Famoso muralista internacional faz um tributo à Santa Dulce dos Pobres em seu primeiro trabalho realizado na Bahia e em um shopping center
Andréa Castro , Salvador | 16/01/2020 às 16:08
Kobra e o painel de Irmã Dulce no Barra
Foto: Peu Fernandes
Salvador entra definitivamente para o circuito mundial de street art com o primeiro trabalho desenvolvido pelo famoso muralista Eduardo Kobra. A obra – que retrata o Anjo Bom da Bahia, a Santa Dulce dos Pobres – foi pintada na fachada do Shopping Barra, na avenida Centenário, dentro do projeto “Olhares da Paz”, que já fez tributos a outros líderes mundiais como Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá.
Para selar a entrega do painel (com mais de 300 m²), Kobra fará a assinatura da obra nesta sexta-feira, 17, por volta das 17h30, ao som percussivo da banda Didá. Logo em seguida, haverá uma queima de fogos. Com isso, o Barra marcará a conclusão do trabalho realizado pelo artista paulistano, que iniciou a pintura do mural no último dia 7 deste mês.
“Meu primeiro mural em Salvador não poderia retratar outra personalidade que não Irmã Dulce. A escolha por ela se deu justamente pelo seu trabalho, que transcende religiões. Ela é um exemplo de bondade e amor ao próximo que deve ser seguido. Não à toa, escolhemos esta imagem dela abraçando uma criança” afirma Kobra, que fez questão de visitar as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), na avenida Dendezeiros, para conhecer ainda mais o legado da santa.
A obra de Kobra estampada no Barra contará ainda com um QR Code que, ao ser escaneado, levará as pessoas para a página de doação das Obras Sociais Irmã Dulce (https://www.irmadulce.org.br/portugues/colabore/faca-sua-doacao).
Superintendente da Osid e sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes não escondeu seu encantamento e gratidão a Kobra e ao Shopping Barra pela homenagem. Ela destacou que a obra irá ajudar “a perpetuar o legado de amor e serviço do Anjo Bom da Bahia”.
Mirela Gedeon Cubilhas, diretora de marketing da Enashopp, empresa que administra o Barra, salienta que, além de valorizar o trabalho humanitário de Irmã Dulce, a obra de Kobra dá a Salvador um novo cartão postal. E a movimentação de soteropolitanos e turistas, encantados com o trabalho, já pôde ser vista durante a confecção do painel, quando centenas de pessoas acompanharam o muralista em ação.
“O Barra está em festa com o resultado fantástico da obra de Eduardo Kobra. Sua arte, que retrata o amor dedicado por Irmã Dulce aos mais necessitados, passa a ser um símbolo importante para Salvador e para a Bahia, atraindo visitantes que gostam de apreciar a arte contemporânea”, afirma ela, destacando que o trabalho do muralista é o primeiro em shopping.