ter?a-feira, 14 de julho de 2020
Cultura

ADEGA DO MACHADO SERVE BACALHAU BRASEADO DE AGRADECER AO CÉUS, LISBOA

Dom Franquito passou por lá e aprovou a casa com louvores
Dom Franquito , Lisboa | 12/01/2020 às 11:14
Bacalhau com acelga, batatas e cenoura
Foto: OG
   A Adega Machado é um restaurante para turistas mas também frequentado por muitos portugueses. Data de 1937, mas, deixou de funcionar um tempo e reabriu em 2012 num ambiente 'clean' embora esteja localizada numa casarão com portal de azulejos da rua Norte do Bairro Alto, Lisboa.

   Anda sempre com bom público e, por isso mesmo, faça reserva se quiseres conhecer a Machado, apreciar seus vinhos portugueses de todos os gostos e preços, a partir de 17 euros a garrafa até ou mais de 100 euros, e uma comida de boa qualidade apesar da espera no serviço do bacalhau braseado, compensada pelo sabor do prato, e um menu campestre de tirar o chapéu.

   Como toda casa turística tem horário para começar e encerrar, das 21 horas à meia noite, por posto, bom tempo para degustar um vinho Quinta da Caldeirinha, o caldo verde e o bacalhau.

   Entenda bem, yo, dom Franquito, optei pelo menu campestre com 5 diferentes pratos, cada qual servido numa louça diferenciada desde o escabeche de legumes, abóbora e cenoura, quinoa couve flor e abóbora, alho francês e aspargos, empratados com arroz e outras iguarias. Pratos leves, saborosos, delicados.

   La señora Bião de Jesus e su madre Antonio optaram pelo caldo verde e o bacalhau braseado. Pelo que me contaram ambos deliciosos. O bacalhau, então, de dissolver na boca com acelga, cenoura caramelada e batatinhas com casca tudo banhado no azeite de oliva. Adoraram.

   No Adega, a partir das 21h começa as apresentações dos fadistas, com intervalos de 15 em 15 minutos, novas tendências do fado com jovens cantores e o veterano Felipe Alencastro. São 5 blocos do show que vão até meia noite quando os 4 se apresentam em bloco, cada um colocado num local do restaurante. Interessante e agradável.

   Os serviços não são interrompidos nos momentos das apresentações dos fadistas e as pessoas podem comer e beber à vontade com os garços circulando entre as mesas.

   Boa casa, boa comida, bom serviço. Os cronistas locais dizem que a Adega Machado apresenta um elenco que aponta tendências no Fado. Os espaços, distribuídos por 3 pisos, contam com uma extensa galeria de imagens que homenageia a sua história e do próprio Fado. 

   Cozinha Portuguesa imaginativa a cargo do Chef Alexis Gregório. Na Sala Principal serviço à La Cârte, na Sala da Fadistagem e terraço serviço de petiscos, provas de vinhos e bar.

------------------------------------------------- 
Restaurante Adega do Machado
Rua do Norte, 91-93
Lisboa, Portugal
Tel 213422282
Reserva pela internet
Bacalhau braseado 30 euros
Menu campestre 42 euros
Quinta do Caldeirinha 20 euros
IVA 10%
Classificação 4 DONS