Cultura

Novo livro de Elias Sampaio discute racismo na obra de Celso Furtado

O lançamento acontece no dia 28 de novembro
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 20/11/2019 às 10:09
O economista Elias Sampaio lança, no próximo dia 28, no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a partir das 18h30, o livro 'Dialogando com Celso Furtado – Ensaios sobre a questão da mão de obra, o subdesenvolvimento e as desigualdades raciais na formação econômica do Brasil'.
  Publicados pela Editora Hucitec, os escritos propõem uma reflexão crítica a respeito da interpretação de Furtado sobre o papel do negro na economia e na sociedade após a escravidão, tendo como ponto de partida os registros no clássico 'Formação Econômica do Brasil (FEB)', do referenciado pensador brasileiro.
  “O conteúdo do trabalho propõe uma discussão de fôlego sobre a questão racial no Brasil numa perspectiva histórica, com uma abordagem crítica, uma reinterpretação da narrativa desse grande cientista social brasileiro [Celso Furtado]. É uma análise que expõe contradições em seu pensamento e convoca o leitor a refletir sobre algumas de suas principais proposições”, pontua Sampaio, que é ex-secretário de Promoção da Igualdade da Bahia, militante do movimento negro, professor e pesquisador das convergências socioeconômicas em que figuram o elemento “raça” de forma central e decisivo.
  O lançamento do livro marca 30 anos de estudos e pesquisas de Elias Sampaio e, não por coincidência, é simbolicamente o período em que se intensificaram os debates sobre a estrutura racista que ainda permeia a sociedade brasileira, além das celebrações do Dia da Consciência Negra. O livro recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).