Cultura

LOBISOMEM DE SERRINHA MOSTRA A LULA VANTAGENS DELE MORAR NA SERRA

Destaque para petiscos e bebidas a serem utilizadas como os beijus de dona Danda e a umbuzada de Moacir
Lobi da Serra , Salvador | 10/11/2019 às 20:02
Gravura de J. Borges para livro de um jornalista baiano
Foto: DIV
  Diante informações divulgadas pelo ex-presidente Lula da Silva dando conta de que pretende morar no Nordeste do Brasil nosso Conselho Político, em reunião especial, extra, decidiu por unanimidade sugerir ao político pernambucano que venha residir em Serrinha, terra hospitaleira, com excelente infra-estrutura que garantiria acesso facilitado a qualquer lugar do país. Além do que, adicional importante para quem arranjou uma namorada aos 74 anos de idade, nossa água tem componentes que estimulam o apetite sexual.

  Discutimos, também, qual local seria o adequado para hospedar tão ilustre personalidade e, por sugestão de um dos nossos conselheiros, este sugeriu que fosse no bairro dos Ricos após a Vaquejada, com belas casas e ajardinamento europeu, mas, nem todos concordaram com a idéia entendendo que, sendo um político popular, o mais adequado seria morar no bairro da Bomba ou numa casa do Minha Casa Minha Vida próximo ao antigo clube Locomotiva do finado Genebaldo Queiroz, a pouco tempo do Machô Machô do Matadouro, clube do pagode e do samba, e do Restaurante Da Curva das meninas de Sêo Bambu Carroceiro.

  Fez-se, então, uma ata, com destaque a pontos cardeais a serem apresentados ao ex-presidente, das nossas qualidades e virtudes, o que lhe assegurará uma estada sensacional na Serra com segurança e boa vida. Primeiro foram destacadas as vantagens em infra de transporte, pois, sua residência se assim decidir por uma casa do Minha Casa, Minha Vida ficaria próxima da BR-116 N a menos de 4 km do aeroporto de doutor Lomes, a distância de 2 km do Shopping Serrinha e da casa de shows Espetáculo, também a menos de 3 km do FIB e da Uneb se quiser se especializar nalgum curso. E, na linha Oste, 15 minutos de carro até o hospital de doutor Ferreira para algum caso de emergência.

  Caso S.Exa. queira comer um churrasco apetitoso logo adiante está a churrascaria de JR, dá pra ir até de bike; se quiser apreciar uma codorna pode ir ao Rock's Bar; se quiser comer um brigadeiro irá a Janela da Dil; se desejar uma gelada artesanal anda um pouco até o Empório Serrinha dos meninos de Sêo Teco; se der vontade de comer uma pizza senta-se numa cadeira da Tropo, na Morena Bela, praça que também serve para fazer cooper pelas manhãs, passear às tardes e até assistir shows que são realizados em sua concha acústica.

  Listamos, ainda, outras vantagens adicionais para que cheguem ao conhecimento do ex-presidente, a barbearia de Sêo Soté, no centro da city, que atende clientes há 50 anos; o mercadinho de Sêo Elizeu Andrade que abre de domingo a domingo e onde vende tudo, até carvão ecológico para churrasco; ao lado está o Baratão onde o nobre político pode comprar as melhors pingas de Minas Gerais; adiante a móveis Tigo se o ilustre quiser mobiliar sua casa ao seu modo indo pessoalmente falar com a proprietária, pessoa distinta, dona Claudia; à frente, a oficina de Luis da Bicicleta que dá jeito em qualquer bike; mais abaixo o bar de Sêo Moacir onde se vende a melhor umbuzada da Bahia durante todo o ano.

  Veja, portanto, senhor ex-presidente, quanta coisa boa temos na Serra à sua disposição a preços baixos, os melhores do estado, os beijus de dona Danda, não tem iguais no planeta; o cafezinho do antigo Casa Blanca dos meninos de Sêo Peleteiro; as mangabas das meninas do Campo Redondo; as linguiças dos filhos e netos de Sêo Novaes; cajus e umbus que são vendidos nas feiras de quartas e sábados a preços módicos; as farinhas e feijões da tenda de Sêo Ancelmo; os licores de dona Leda; o mocotó de Sêo João Pernambuco, seu conterrâneo, no Pé na Cova, que tem esse sugestivo nome e fica localizado ao lado cemitério do padre, mas, é de uma qualidade extraordinária, local frequentado por muitos petistas e socialistas de escol.

  Diria que temos uma lista enorme de acidiconais vantagens, nosso alcaide é do PP, da base de Sêo Leão e do governador Rui, seu correligionário, nossos deputados estaduais um deles é do PT e já foi alcaide, vereadores alinhados com V.Exa. pessoas autênticas e também puxa-sacos de toda natureza. 

   A lista de atendimento em serviços é extensa, desde a tenda sapataria de Sêro Roni que faz meia sola, põe saltos e conserta até tênis; a tenda de Sêo Rubão do PT que vende sapatos artesanais; a tenda de dona Rosa costureira para remendar alguma camisa; serviço de táxi especial o Serra 44, nosso Uber, à disposição; a querer também serviços de lixamento e pintura de Sêo Bino Carneiro; clinicas médicas em diversas especialidades; a clinica fisioterápica de dona Roberta; academias de ginástica em todas as modalidades, em especial a Conexão; o clube de corrida da Run Serra; e a tenda de Sêo Gonçalves onde se paga todo tipo de conta, de energia a débitos com IPTU.

  De sorte que, poderiamos enumerar várias outras opções, de lazer, de turismo, de cultura, pois, a nossa Serra tem de tudo um pouco. Desde já, em missiva que encaminharemos ao Instituto Lula sugerimos que V.Exa. venha para o Encontro dos Amigos de Serrinha, que acontece dia 23 de novembro num restaurante de Salvador, até pro senhor sentir a nossa hospitalidade, um pouco da nossa cultura, pois, lá estarão se apresentando os cantores Victor Lopez e Tom Caldas, o primeiro filho do petista Chicão do Vagão, e o segundo irmão da petista Jucileide Caldas. E se assim não puder, fica desde já convidado para ir ao Bacalhau do Barão, um furdunço que acontece na Serrinha durante a Semana Santa.

 
  Posto tudo isso no papel, descrições que constaram em ata e foram assinadas por todos os conselheiros, incubiu-se um dos nossos, senhor Tolentino Caneco, outro apaixonado petista de enviar a missiva a V.Exa. o que seguirá registrada em sedex para que chegue o mais rápido possível.

* Em tempo, acabamos de receber dois telefonemas de apoio a essa iniciativa. Um deles do Dr. Zéu, advogado renomado de Itaberaba colocando seus serviços à disposição; e outro de Dr. Xavier, de Ibitiara, que disponibiliza algumas botellas de pinga da Chapada.