Cultura

Conselho de Política Cultural:Mobilizações para eleição começam dia 15

Os eventos acontecerão sempre das 17h às 19h e o primeiro local será a Biblioteca Municipal Edgar Santos, na Ribeira
Secom Salvador , Salvador | 10/10/2019 às 14:21
Nova sede FGM
Foto: Valter Pontes/Secom
A Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e comissão eleitoral, vai promover quatro encontros de mobilização para convocação de agentes culturais para as eleições do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) – Biênio 2020/2021. Os eventos acontecerão sempre das 17h às 19h e o primeiro local será a Biblioteca Municipal Edgar Santos, na Ribeira, na terça-feira (15).
Os demais locais são o Subúrbio 360, em Coutos, no dia 17; o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria, no dia 22; e a nova sede da FGM, na Barroquinha, no dia 24. Os encontros terão apresentações artísticas, roda de conversa sobre as políticas culturais de Salvador e sobre o CMPC, além das orientações sobre o cadastramento de candidatos e eleitores.
Inscrição – Os interessados em participar da eleição do CMPC podem fazer a inscrição pela Internet, no endereço www. eleicoescmpc. salvador. ba. gov. br . O prazo para cadastramento dos candidatos termina no próximo dia 17 e, para os eleitores, o encerramento acontece no dia 1º de novembro.
Para votar, artistas, produtores, pesquisadores, líderes e representantes dos territórios de Salvador precisam ser residentes na capital baiana e maiores de 16 anos. Já para se candidatar, além de residir na cidade e atuar na área cultural há, pelo menos, três anos, é preciso ter idade mínima de 18 anos.
Serão eleitos representantes e suplentes de linguagens artísticas e de segmentos culturais, como Culturas Identitárias e Inclusivas, Cultura Popular, Patrimônio Material e Imaterial, entre outras, bem como representantes dos territórios formados pelas Prefeituras-Bairro de Salvador. A votação está prevista para acontecer até o fim de novembro.
CMPC – O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e integra o Sistema Municipal de Cultura (SMC), que exerce funções consultivas, normativas, deliberativas e fiscalizadoras da política cultural do município.