Cultura

INSCRIÇÕES GRATUITAS para capacitação de educadores em musicalização

Programa Brasil de Tuhu oferece capacitação gratuita de musicalização infantil para professores e educadores em Salvador
Gisele Santana , Salvador | 16/08/2019 às 15:57
INSCRIÇÕES GRATUITAS para capacitação de educadores em musicalização infantil
Foto: Taylla Veiga
Numa combinação de jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em diversos tipos de aula ou atividades, a Vivência Musical Continuada e Personalizada do Brasil de Tuhu é um ciclo de capacitação gratuito voltado para educadores e professores, onde as atividades serão desenvolvidas a partir do mapeamento das necessidades dos participantes selecionados e orientadas conforme as dificuldades e desafios apresentados por eles, durante seis encontros. As turmas terão 40 vagas e os encontros serão realizados nos dias 14 e 15 de setembro, 26 e 27 de outubro, 23 e 24 de novembro, em Salvador (local a confirmar). As inscrições para o processo seletivo deverão ser feitas pelo site do programa: www.brasildetuhu.com.br entre os dias 02 e 26 de agosto. Realizado desde 2009, Brasil de Tuhu é um programa multiplataforma que atua pela ampliação da educação musical no Brasil, desenvolvendo ações presenciais e online tanto para crianças como para educadores.
A oficina em Salvador será coordenada por Carla Rincón, premiada violinista, fundadora do Quarteto Radamés Gnattali, iniciada no El Sistema da Venezuela e com singular experiência em ensino coletivo e inclusão social através da música, além de diretora pedagógica do Brasil de Tuhu e do Instituto Zeca Pagodinho, e Josiane Kevorkian, pianista, diretora cultural da Casa de Artes Paquetá (RJ), onde dirige o projeto Bem Me Quer Paquetá, coordenadora artística do Instituto Zeca Pagodinho e dedicada à formação de professores de musicalização infantil.
Mais de 650 educadores já participaram das vivências – que este ano estarão ainda mais diversificadas, utilizando e integrando as ferramentas e conteúdos criados ao longo dos onze anos do programa Brasil de Tuhu. Todas as atividades desenvolvidas durante a oficina têm como objetivo desenvolver habilidades e consciência sobre: educação espaço-temporal, desenvolvimento do ritmo, estímulo à criatividade por meio da improvisação musical, do ouvido musical e da voz.
“Foi maravilhoso participar da Vivência Musical. Estou amando utilizar o que aprendi com minha turma do infantil V. Trabalhamos os contos utilizando fantoches e a criatividade das crianças no desenvolvimento final das histórias. Na turma do 4° ano, com garrafas, gravetos de bambu, copos e tampas, produzimos sons diversos.”, conta Glaucevane Silva Galvão, participante da Vivência Musical de 2018.
O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura em parceria com Carla Rincón e é mantido pela Wilson Sons e pelo Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

 

Serviço

Vivência Musical para Educadores

Inscrições em: www.brasildetuhu.com

Período de inscrição: de 02 a 26 de agosto

Local: a confirmar

Data: 14 e 15 de setembro, 26 e 27 de outubro, 23 e 24 de novembro