Cultura

Espetáculo Lágrima Alegria estréia em Salvador

Dia 26 de abril
Telma Chaves , Salvador | 24/04/2019 às 14:49
Espetáculo Lágrima Alegria estréia em Salvador
Foto: divulgação

Quatro jovens moradoras da Boca do Rio estão entre a cruz e a espada; pressionadas pela polícia (estadual e federal) e por traficantes, elas escondem um segredo. Reunidas no salão Rainha do Mar, elas tentam achar uma saída para a enrascada em que se meteram, mas a cada passo ficam mais e mais comprometidas. O espetáculo "Lágrima Alegria" é uma comédia dramática escrita e dirigida por Ana Cláudia Cavalcante durante uma investigação artística relacionada com a sua tese de doutorado em Artes Cênicas pela UFBA. O elenco é composto por estudantes da Escola de Teatro da universidade federal. A preparação corporal dos atores e direção de movimento está sendo feita por Bárbara Barbará. A direção musical é de Luciano Bahia e o projeto de iluminação e cenografia é de Eduardo Tudella.

De acordo com a encenadora, Ana Cláudia Cavalcante, "Lágrima Alegria" aborda o cotidiano alegre e sofrido de jovens que vivem neste bairro periférico da cidade de Salvador, a Boca do Rio. O princípio cômico estabelece o tom, embora nem sempre o riso frouxo seja o efeito desejado pela proposição. Enquanto as cenas se sucedem, a realidade opressora vai sendo exposta, particularmente a realidade feminina. A comédia permite que a denúncia se faça sem a necessidade de transformar o discurso em panfleto. Pelo contrário, o acirramento do conflito pretende gerar mais e mais prazer. A dor que se extrai das circunstâncias é amparada pelo humor que as personagens e suas formas de agir e reagir despertam.

Vera, Luz, Iara e Janaína, personagens centrais, são absolutamente incontroláveis na busca pela sobrevivência e pela realização de seus desejos. Tudo isso provoca a reação de forças espirituais que sustentam a água doce. Afinal, na cidade em que todo mundo é de Oxum, como diria o cantor Gerônimo, a grande mãe das águas está sempre no comando. A intriga se desenrola nos domínios da mãe Oxum, questões relacionadas com a concepção, a beleza, a maternidade, a força feminina e a criação atravessam as circunstâncias dramáticas, que se passam em grande medida em um salão de beleza.


Texto e Encenação: Ana Cláudia Cavalcante

Com: Luiza Senna, Beatriz Pinho, Marcele Santos, Joice Santos, Gabriel Fayndé Gonçalves, Luna Gonçalves, Pedro Lopo, Rafael Martins, Clara Cavalcante e Ana C. Cavalcante
Participação especial: Ramón Reverendo
Direção de Movimento: Bárbara Barbará
Direção Musical: Luciano Bahia               
Cenografia e iluminação: Eduardo Tudella
Figurinos: Beatriz pinho e Luiza Senna
Assistente de Direção: Gabriel Fayndé
Aplicação de jogos dramáticos: Luiza Senna e Ana C. Cavalcante
Produção: Laboratório de Atuação para a Câmera
Produção: Luiza Senna, Ana Cláudia Cavalcante, Gabriel Fayndé Gonçalves e Beatriz Pinho
Apoio: PPGAC (Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) / Escola de Teatro - UFBA 

Comunicação: Telma Chaves
Concepção do cartaz: Beatriz Pinho
Vídeos: Fundo de Quintal Cinema e Vídeo
Fotos: Marcos Machado

Lágrima Alegria - Humor e suspense sob as bênçãos da mãe Oxum

Estreia 26 de abril

Apresentações: 4, 5 e 11, 12 de maio (sábados e domingos)

Teatro Sesi - Rio Vermelho

Horário: 20h

Ingressos: $20 inteira / $10 meia