Cultura

Turismo prestigia posse na Academia de Letras da Bahia

Posse aconteceu na noite de quinta-feira (21)
Ascom Setur , Salvador | 22/03/2019 às 19:56
Turismo prestigia posse na Academia de Letras da Bahia
Foto: Tatiana Azeviche

A riqueza cultural da Bahia, revelada na obra de seus grandes escritores, como Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Gregório de Mattos, Castro Alves e Rui Barbosa, ganhou destaque na cerimônia de posse do novo presidente da Academia de Letras da Bahia, Joaci Góes, na noite de quinta-feira (21), na sede da entidade, no Palacete Góes Calmon (bairro de Nazaré), em Salvador.

Em seu discurso de posse, Joaci Góes ressaltou também a importância de outros renomados expoentes das letras baianas, muitos dos quais membros da própria ALB participantes da cerimônia, como Paulo Ormindo, Nelson Cerqueira, Ordep Serra, Aleilton Fonseca, Gláucia Lemos, Francisco Senna e Fernando da Rocha Peres, dentre outros.

Presente ao evento, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, lembrou a importância dos mestres da literatura na promoção da Bahia no cenário turístico. “Nas obras desses escritores, os aspectos diversos da cultura e do modo de ser do baiano são destacados, despertando o interesse para que povos de outros estados e de outros países venham conhecer a Bahia”, afirmou.

Na cerimônia, que marcou também a abertura do ano acadêmico, foi lançado, pela ex-presidente Evelina Hoisel, mais um número da revista da Academia de Letras da Bahia. A nova diretoria da casa conta ainda com Nelson Cerqueira (vice-presidente), Ordep Serra (1º secretário), Gláucia Lemos (2º secretário) e Paulo Ormindo (3º secretário).

A mesa da sessão foi composta, dentre outros, pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, representando o governador Rui Costa;  o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Marcelo Francisco Campos; e o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Eduardo Morais de Castro.