Cultura

MORTE DE YUKA tem intensa repercussão entre fãs e artistas brasis

Veja o que falaram alguns desses artistas
Nara Franco , Rio | 19/01/2019 às 10:38
Yuka
Foto:
Morreu na madrugada de hoje (19)  o Rio de Janeiro, o músico e produtor cultural e fundador do grupo O Rappa, Marcelo Yuka. Aos 53 anos, Yuka sofreu um AVC no inicio do mês.

Após semanas internado, a família confirmou a morte. Muitos amigos de Yuka lamentaram a morte do ex-baterista nas redes sociais.

Nascido no Rio, Yuka tinha 53 anos e era cadeirante desde 2000, quando levou nove tiros e ficou paraplégico ao tentar impedir um assalto. 

Marcelo Yuka integrou o grupo O Rappa de 1993 a 2001, atuando como baterista e compositor. Ele escreveu letras sobre temas como violência urbana, racismo e desigualdades sociais, com destaque para sucessos como Minha Alma, Me Deixa e Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro. Em 2004 ele fundou a banda F.UR.T.O. (Frente Urbana de Trabalhos Organizados).

Em 2012, o músico concorreu como candidato a vice-prefeito na chapa do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) à prefeitura do Rio.

Abaixo algumas mensagens de artistas sobre Yuka:

MARIA RITA 

Marcelo Yuka descansou! Que a obra dele, siga tocando as almas para todo o sempre, especialmente neste momento que vivemos. Paz sem voz não é paz, é medo! Que ele descanse em luz, que é o que ele merece.

EMICIDA (rapper)

Obrigado Marcelo Yuka! Descanse em paz, soldado da música que agora se mescla ao universo e ilumina os caminhos dos que a utilizam como arma para guerrear em nome de um futuro melhor para a maioria das pessoas.

FERNANDO BADAUI (vocalista do CPM 22)

Descanse em paz, Marcelo Yuka! Sua obra será eterna e contará a sua história.

TICO SANTA CRUZ (vocalista do Detonautas)

Valeu Yuka! Você foi um dos caras que me influenciou a expor meus pensamentos sem ser omisso e tendo uma perspectiva social que sempre visou por puro idealismo o bem estar para todas as pessoas. Você merece descansar em paz e esse país não te deu o valor que você merece! Fica aqui minhas sinceras palavras de admiração e respeito pela sua heroica passagem por esse plano. Descanse em paz guerreiro! Minha solidariedade com a família e todas as pessoas que o amavam!