Cultura

40º Noite da Beleza Negra escolhe suas 15 finalistas neste sábado (12)

Pela primeira vez, concurso que celebra e exalta beleza da mulher negra terá candidata cadeirante entre as concorrentes
Tatiane Freitas , Salvador | 08/01/2019 às 12:35
40º Noite da Beleza Negra
Foto: divulgação

Neste sábado (12), acontece importante etapa da 40ª Noite da Beleza Negra. Todas as candidatas inscritas encontram-se na Senzala do Barro Preto, sede do bloco Ilê Aiyê, às 14h, para a pré-seleção do concurso, quando serão escolhidas as 15 finalistas ao título de Deusa do Ébano. Ao todo, mais de 100 mulheres inscreveram-se para concorrer ao posto de Rainha do Ilê Aiyê 2019. As inscrições encerram hoje (8).

Uma das boas surpresas dessa edição é que o concurso recebeu, de forma inédita, a inscrição de uma candidata cadeirante. “Vai ser um prazer receber ela aqui conosco, desde já admiramos sua garra, e iremos avaliar a sua dança a partir dos seus movimentos de braço e expressão”, adianta Vovô, presidente da entidade. Ele lembra que, ano passado, o evento teve a alegria de ter entre suas concorrentes a norte-americana Shereland Oneal, que veio da Pensilvânia batalhar pelo título.  

Na etapa deste sábado (12), as candidatas terão a dança afro como critério de desempate para continuar no concurso. Assim como acontece no dia da festa, nesse momento da seleção cada concorrente é convidada para, individualmente, mostrar sua performance em dança afro, uma vez que se apresentar no Carnaval e shows do Ilê Aiyê, ao lado da Band’Aiyê, é uma das atribuições da Deusa do Ébano durante seu reinado.

“Entre os outros critérios que influenciam na seleção, também avaliamos o nível de consciência cidadã das candidatas em relação ao papel da mulher negra na sociedade, uma vez que a escolhida passará a ser porta voz de uma entidade que nasceu da luta por igualdade racial”, realça Vovô.

Entre as juradas da pré-seleção estão as professoras de dança dos projetos sociais do Ilê e rainhas do bloco (eleitas Deusas do Ébano em edições passadas), Soraia Sousa e Daiana Ribeiro, as coreógrafas Amélia Contrato, Nildinha Fonseca e Nadir Nóbrega e as diretoras da entidade Dete Lima e Arany Santana.

A vencedora da 40ª Noite da Beleza Negra assumirá o posto no dia 16 de fevereiro (sábado), quando acontece a esperada festa na Senzala do Barro Preto, inspirada pelo tema do Carnaval 2018: “Que Bloco é Esse?”. Com as pompas e surpresas que sempre marcam a cerimônia, a Noite da Beleza Negra terá como anfitriã a Band'Aiyê, além de diferentes convidados.

A Deusa do Ébano, considerada Rainha do Ilê Aiyê, desfila com destaque durante todo o Carnaval, representa a entidade em eventos sociais e integra sua comitiva em viagens e turnês, dentro e fora do Brasil. Atualmente, o cargo está sendo ocupado pela professora Jéssica Nascimento, 20 anos.


INSCRIÇÕES


As inscrições para a Noite da Beleza Negra 2019 vão até esta terça-feira (8). As candidatas ao título de Rainha do Ilê Aiyê 2019 devem ter entre 18 e 30 anos e podem se inscrever tanto através do site www.ileaiyeoficial.com como presencialmente, na sede do bloco (Senzala do Barro Preto - Ladeira do Curuzu). Seja virtualmente ou presencialmente, as candidatas devem apresentar foto 3x4 ou corpo inteiro, sendo que não serão aceitas fotos em trajes de praia ou roupa íntima. As que optarem por fazer a inscrição na sede do Ilê, devem comparecer das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.


SERVIÇO

40ª Noite da Beleza Negra

Etapa: Pré-seleção

Local: Senzala do Barro Preto – Ladeira do Curuzu

Data: 12 de janeiro (sábado)

Horário: 14h