Cultura

IGHB promove primeira atividade cultural do ano, nesta terça(8)

Nesta terça-feira acontecerá o lançamento do e-book e palestra da professora doutora Sabrina Gledhill
IGHB Bahia , Salvador | 07/01/2019 às 19:09
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Foto: divulgação

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia dará início as atividades culturais do ano nesta terça (8) de janeiro, às 17h, com o lançamento do e-book e palestra da professora doutora Sabrina Gledhill  sobre “Travessias no Atlântico Negro: Reflexões sobre Booker T. Washington e Manuel R. Querino”. A especialista analisa as trajetórias e táticas antirracialistas de Booker T. Washington (1856/1915) e Manuel Raymundo Querino (1851/1923), dentro do contexto do Atlântico Negro. Apesar do prestígio que desfrutaram em vida, suas imagens foram dilapidadas após a morte: Washington com a mácula de “comodista” e até “traidor da raça”; e Querino com a imagem de um “humilde professor negro” de parcos poderes intelectuais.

Depois de apresentar o contexto em que viveram e traçar as interconexões entre suas realidades, Gledhill analisa suas trajetórias durante a vida e após a morte. Mostra como Manuel Querino poderia ter acesso a informações detalhadas sobre a vida e obra de Washington décadas antes que sua autobiografia mais conhecida, Up from Slavery, fosse lançada no Brasil, traduzida por Graciliano Ramos. Paul Gilroy, o idealizador do conceito do Atlântico Negro, usa a metáfora de navios atravessando o oceano. Gledhill mostra que as “travessias” também poderiam ser realizadas por meio de traduções e da telegrafia. 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).