Cultura

Soterópolis completa 15 anos na TVE

Neste ano programa de arte e cultura passou a ser exibido para todo o Brasil
Ascom IRDEB , Salvador | 17/10/2018 às 09:21
Making Of - Soterópolis
Foto: div

A revista de arte e cultura da TVE completa, no dia 23 de outubro, 15 anos de trajetória. Ao longo desse tempo, o programa já experimentou muitos formatos. No estúdio ou vivendo a cidade, o Soterópolis sempre teve compromisso com a cultura baiana. Na próxima quinta-feira (18), o programa apresenta uma edição especial, que mostra todo o processo por trás das câmeras. O making of acompanha os bastidores de gravação do programa e mostra entrevistas com integrantes do Soterópolis.

 

Ainda como parte da celebração pelos 15 anos, a equipe do programa preparou matérias especiais no mês de outubro, à exemplo da Sebos de Salvador; terapias integrativas e alternativas; consumo do vinho na Bahia; gastronomia em trânsito; velejar é preciso e o impacto da internet em nossas vidas. Literatura policial e pautas como os livros “Terceira Pessoa Depois de Ninguém” e “Trans Formas São”, também são destaques no mês comemorativo.

 

São muitos motivos para festejar. Além das exibições na emissora pública, o programa, desde fevereiro de 2018, faz parte da grade semanal da TV Brasil, levando o valor da arte e cultura da Bahia para todo o país. Ainda este ano, a tradição e reconhecimento do programa ultrapassou barreiras nacionais. Seis episódios do Soterópolis foram exibidos na China, apresentando a diversidade brasileira de linguagens artísticas como, dança, teatro, artes visuais, literatura, cinema e música, na Rádio e Televisão da Província de Guangdong.

 

Para Silvana Moura, coordenadora de Programação e Conteúdos da TVE, o projeto é muito importante para o cenário baiano." O Soterópolis é um oásis na televisão baiana. Nosso vermelho não vem do sangue, vem das cores das telas e grafittes da cidade. Não espetacularizamos a miséria, nosso espetáculo é a produção cultural dos artistas e mestres populares baianos. Nesses 15 anos, amplificamos vozes, gestos, performances e criações artísticas para que possamos refletir sobre cultura e sociedade dentro da telinha da tv”, explica.

 

A série de reportagens “Rainhas da Noite” é novidade no Soterópolis. A produção, de 4 episódios, vai ao ar durante este mês e mostra grandes artistas da cena drag queen baiana como, Bagageryer Spielberg, Valerie O'rarah, DesiRée Beck e Aimée Lumière.

 

É novidade também a série de interprogramas exibidos nos intervalos da programação, na página oficial da emissora no Facebook (/tvebahia) e em espaços culturais da cidade. Esses conteúdos trazem o melhor do acervo do Soterópolis e depoimentos de artistas, produtores culturais e pesquisadores sobre a importância do programa. 

 

O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, sempre às 21h15, no canal 10.1, com reprises às sextas-feiras, às 18h30, e aos domingos, às 19h30. Na TV Brasil, o programa é exibido sempre às sextas-feiras, às 23h15.