Cultura

TEXAS: MAIS DE 2000 crianças migrantes são separadas dos pais nos EUA

Familias são colocadas em jaulas
Da Redação ,  Salvador | 19/06/2018 às 18:20
Foto que viralizou é de uma criança hondurenha
Foto: Getty
  Nos EUA, quase 2.000 crianças foram separadas de seus pais nas passagens de fronteira desde abril. Imagens revelam as condições miseráveis ​​sofridas por quase 2.000 crianças que foram separadas de seus pais e colocadas em campos de detenção sob a política de imigração de "tolerância zero" dos Estados Unidos.

Fotos aéreas de uma instalação em Tornillo, no Texas, mostram jovens sendo conduzidos entre fileiras de tendas austeras atrás de arame farpado no deserto perto da fronteira com o México.

Outras fotos mostram crianças solteiras e famílias mantidas em jaulas de metal em outro centro de processamento em McAllen, Texas.

Hoje as autoridades se recusaram a dizer o que aconteceu com uma criança hondurenha que chorava e cuja imagem se tornou viral depois que ela foi presa nas proximidades.

Ela se tornou o símbolo de uma crise que foi condenada em todo o espectro político dos EUA e até mesmo pela própria esposa do presidente.

A foto da criança pequena usando um top rosa e sapatos a mostra gritando enquanto sua mãe é revistada por agentes de patrulha de fronteira na fronteira EUA-México no Vale do Rio Grande.

A mãe e a filha foram então empacotadas em uma van e levadas para um local desconhecido.

Quando a Sun Online perguntou onde o jovem foi levado - e se ela foi separada de sua mãe - um porta-voz da agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA disse: "Eu não tenho informações sobre a menina".

O fotógrafo John Moore, que tirou a foto, disse à CNN que conseguiu falar com a mãe, que revelou que ela estava viajando há mais de um mês para chegar à fronteira com os EUA.

Ele disse: “Foi-lhe dito que abaixasse a criança enquanto ela era revistada. A garotinha imediatamente começou a chorar.

“Embora não seja incomum as crianças sentirem ansiedade de separação, isso seria estressante para qualquer criança. Eu tirei apenas algumas fotografias e quase fui dominado pela emoção.

"Então, muito rapidamente, eles estavam na van e parei para respirar fundo algumas vezes."

Ele acrescentou: "Eu gostaria de dizer que foi um prazer levar essas fotos importantes, mas a verdade é que foi doloroso para mim, como jornalista e como pai".