Cultura

Lançamento do livro Bahia Litoral 932 do fotógrafo Nilton Souza, IGHB

Dia 23, no IGHB
Da Redação , Salvador | 16/05/2018 às 14:22
Foto de Nilton Souza
Foto:
     

O fotógrafo baiano Nilton Souza lança seu quinto livro: Bahia Litoral 932. O evento acontece na quarta-feira (23/05) das 19h às 21h no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Dentre as imagens do livro, a fotografia da página 133, em que é possível ver uma família atravessando a Lagoa do Cassange, já rendeu uma Menção Honrosa para Nilton no International Color Awards. 


A obra reúne mais de 260 fotos aéreas organizadas de acordo com a Costa baiana, dividida em Coqueiros, Baía de Todos os Santos, Dendê, Cacau, Descobrimento e Baleias. Para cada uma dessas zonas turísticas, um texto de apresentação preparado pelo jornalista Flávio Novaes, que escreve um pouco da história de cada lugar. 


Já a parte ecológica - como os Cordões Litorâneos, os Manguezais e os Recifes de Coral - fica por conta de Danilo Lima, Engenheiro Agrônomo, especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Ecologia. Com diagramação de Luciano Feaza, a edição geral do livro foi feita pelo próprio fotógrafo Nilton.


Além de Bahia Litoral 932 apresentar os textos em três idiomas: português, inglês e espanhol, consta nele ainda as coordenadas geográficas de onde Nilton fez as fotos. Ele conta que fotografou da divisa da Bahia com Sergipe até a divisa da Bahia com Espírito Santo, e sobrevoou a Baía de Todos os Santos, atento às fases da Lua para capturar marés limpas e condições climáticas para obter céu azul.


"Um livro que, mesmo antes de lançar, já vendi quase 500 exemplares, inclusive para um cliente que ofereceu de brinde para Bill Clinton", afirma o fotógrafo, que percorreu cerca de 932 kms para fazer os registros do novo trabalho. Nilton voou sob o Litoral da Bahia com helicóptero para fazer a maioria das fotos, mas utilizou o Drone para duas.


 Para saber mais: niltonsouza.com.br


Livros já lançados por Nilton Souza:

Salvador Aérea -  8 mil exemplares vendidos

Salvador: Fé, Luz e Cor - 3 mil exemplares vendidos. Editado pelo próprio fotógrafo

Baía de Todos os Saveiros - Quase 3 mil exemplares vendidos. Editado pelo próprio fotógrafo

Viva Saveiro - Patrimônio Naval da Bahia - Editado pela Solisluna


Serviço: 

O quê: Lançamento do livro Bahia Litoral 932 do fotógrafo Nilton Souza

Quando: 23 de maio de 2018, das 19h às 21h

Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - Avenida Joana Angélica, 43, Piedade. Próximo ao Center Lapa e ao lado do Gabinete Português de Leitura.

Quanto: R$ 120 (preço especial para o dia do lançamento)