Cultura

IGHB divulga programação cultural da semana

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais
IGHB , Salvador | 25/07/2017 às 19:27
Dias Coelho
Foto: div
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia apresenta uma programação gratuita ao público para esta semana. Nesta quarta (26 de julho), das 15h às 18h, acontece o seminário “Coronelismo e poder na Chapada Diamantina”. O encontro terá as participações dos professores da Uneb (Jacobina): Jackson André Ferreira, Moiseis de Oliveira Sampaio e Jedean Gomes Leite. Durante o seminário os pesquisadores irão falar sobre a importância do Coronelismo ("sistema que ficou conhecido durante a República Velha, onde os coronéis (ricos fazendeiros) eram os principais responsáveis por comandar o cenário político do país", além de tratar, especificamente, da vida de três coronéis: Quintino Soares da Rocha, Francisco Dias Coelho e Antonio de Souza Benta. 
 
Na quinta (27), às 17h, o público baiano está convidado a assistir ao documentário dirigido por Paulo Hermida e Petrus Pires, e produzido pela Iglu Filmes, que retrata os bastidores do longa "A Grande Feira" - de 1961 - dirigido por Roberto Pires. A mostra conta os bastidores do filme “A Grande feira”, realizado na década de 60, numa Bahia que ainda aprendia a fazer cinema. Traz uma reflexão sobre um momento marcante da produção cinematográfica baiana e, em particular, como um acontecimento real “imita” a tragédia anunciada neste que foi o filme seminal do cinema novo. Antes da exibição haverá um bate papo com os diretores. Um pack contendo os filmes Redenção, A Grande Feira, Abrigo Nuclear e Tocaia no Asfalto poderão ser adquiridos por um valor simbólico de R$ 15,00 (quinze reais).
 
O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).
 


Entrada gratuita!
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia 
IGHB - Avenida Joana Angélica, 43 
Piedade - 71 3329 4463
Assessoria: 71 999745858 (Cleide Nunes)
www.ighb.org.br