Cultura

BENIN: O culto Egungun dos fantasmas vivos com elos aos antepassados

Há um culto Egungun - salvo engano - na Ilha de Itaparica, Bahia
Da Redação , Salvador | 04/05/2017 às 11:39
Poderes divinatórios
Foto: Media
Ele vive morto Dentro do mundo estranho da sociedade secreta "Egungun" do Benin que os locais acreditam que são "fantasmas vivos" com o poder de matar com um único toque
Acredita-se que as palavras das figurinhas bizarras vêm diretamente dos deuses, pois ligam os vivos aos seus antepassados.

Segundo reportagem do The Sun os moradores da aldeia acreditam que se forem tocados por um Egungun, eles morrerão pensando que qualquer contato com um Egungun pode ser fatal para o Egungun e para a outra pessoa

Cada Egungun é acompanhado por um "minder", que também é um membro da sociedade Egungun, que carrega um bastão grande para afastar indivíduos curiosos.

Benin é um país pequeno imprensado entre Nigéria ao leste e Ghana e Togo ao oeste.
Antigamente a colónia francesa do Dahomey, pouco se sabe sobre o país antes do século XV, quando foi ocupado primeiro pelos portugueses, seguido pelos ingleses, holandeses e, finalmente, franceses que assumiram o controle em 1894.

Os Egungun são uma das Sociedades Secretas do Benin que aparecem como homens mascarados representando os espíritos dos Mortos-Vivos.