Cultura

Livro de Gorgônio Neto narra uma história otimista do Brasil

Livro de Gorgônio Neto é lançado pela Assembleia Legislativ
ALBA , da redação em Salvador | 26/08/2016 às 19:14
Gorgônio Neto com Antonio Honorato enquanto Paulo Bina observa
Foto: DIV
“Uma história otimista do Brasil”. Foi dessa forma que o juiz do Trabalho e ex-deputado Gorgônio Neto resumiu o conteúdo do livro de sua autoria “Brasilíadas”, lançado na última sexta-feira, na sede da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra), no Fórum da Justiça do Trabalho (Comércio). O livro, de 140 páginas, faz parte do projeto Assembleia Cultural e traça, através de poesias e belas imagens, a trajetória do país, desde o Descobrimento pelos portugueses, passando pela luta contra a escravidão, a Independência da Bahia e do Brasil,  uma referência aos grandes vultos da história nacional, a beleza das atrações turísticas e a grandeza das metrópoles do país, algumas com mais de um milhão de habitantes. 

Gorgônio, que estreia aos 77 anos como escritor, contou que há dois anos percebeu que a imagem que estava sendo transmitida pelos meios de comunicação e escritores era muito negativa e não condizia com o seu modo de ver a história do Brasil. “É um hino em dodecassílabos às coisas belas do Brasil, o nosso descobrimento, as riquezas naturais, o nosso povo. É minha maneira de ver o Brasil e espero que o livro inspire as pessoas”, afirmou o autor, ressaltando que a Assembleia Legislativa da Bahia, através de seu presidente Marcelo Nilo, tem realizado um trabalho excepcional em prol da cultura baiana com cerca de 200 obras já editadas.

O Assessor para Assuntos de Cultura da Assembleia Legislativa, professor Délio Pinheiro, representou a presidência na AL no evento e afirmou que o livro de Gorgônio Neto demonstra o caráter plural das obras escolhidas para serem editadas pelo selo editorial da Casa. “Gorgônio Neto mostrou em sua estreia ser um autor refinado, de grande recursos estilísticos e a edição de Brasilíadas, realizada com muito cuidado pelo designer gráfico Bira Paim, engrandece de forma significativa o nosso projeto”, disse.

O programa editorial da Assembleia se revelou uma útil ferramenta de marketing cultural, cuja execução rendeu nos últimos anos o resgate de publicações importantes fora dos catálogos há décadas. Livros significativos encontrados unicamente em bibliotecas particulares ou sebos foram relançados através do programa, assim como obras importantes foram apresentadas às novas gerações graças à iniciativa. Essa é a gênese da coleção Gente da Bahia formada por publicações autorais, sempre ilustradas com fotografias. Foi elaborado ainda um projeto gráfico para marcar essas publicações, conferindo unidade gráfica ao conjunto da obra, porém com flexibilidade para diferenciar um livro do outro.

CURRÍCULO

Gorgônio José de Araújo Neto nasceu em Salvador, em 19 de março de 1939, e formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1963. Por sua participação no movimento estudantil e representante da UNE em congresso internacional em Kiev, capital da Ucrânia, foi preso político em 1964 durante 50 dias. Advogou, foi empresário e ensinou Filosofia em Santo Antônio de Jesus. Exerceu cargos de dirigentes de empresas públicas e foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, entre 1979 e 1982. Eleito deputado federal em 1983, foi relator do projeto de lei que criou o primeiro juizado de pequenas causas do Brasil. Aprovado em sucessivos concursos públicos, foi juiz federal do Trabalho em Pernambuco (Caruaru e Recife) e na Bahia (Salvador, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Itabuna e Candeias). 
Participaram do lançamento a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Vita e Antonio Honorato, o ex-deputado federal, Jorge Medauar, o acadêmico Joaci Góes, o escritor Aristeu Almeida, além das juízas federais Eliana Carvalho, Soraya Gesteira e a desembargadora Ivana Magaldi Nilo.