Cultura

MEMÓRIA: Irecê presta homenagem a Nobelino Dourado Filho

Irecê e região rendem homenagem ao deputado Nobelino Dourado Filho

AA , Irecê | 01/05/2013 às 12:01
Deputado Nobelino (camisa listrada0 com Osório Vilas Boas numas das conquistas do Bahia
Foto: DIV
A Rede Caraíbas de Comunicação, composta pelas Rádio Regional de Irecê AM, a Rádio Caraíbas FM, prestaram hoje uma homenagem ao seu fundador, o deputado estadual  e advogado Nobelino Dourado Filho. A data marca a morte de um dos mais importantes líderes políticos da região de Irecê. Nobelino Dourado Filho morreu em 2009 aos 58 anos. Hoje, a Rede Caraíbas é dirigida pelo filho dele, o empresário e advogado Ângelo Dourado.

“Meu pai deixou um legado importante à vida pública. Ajudou no desenvolvimento da região de Irecê e como principal herança deixou uma mensagem de honradez e seriedade na vida pública, servindo de exemplo aos homens de bem da Bahia”, disse Ângelo Dourado. Com apenas 28 anos, Nobelino Dourado Filho iniciou o primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia como um dos mais jovens políticos baianos a ter assento naquela Casa. Foram três mandatos representando a região de Irecê. O período foi marcado pela implantação do sistema de distribuição de energia elétrica que beneficiou a maior parte da microrregião de Irecê.

Além de político ele também foi empreendedor. Destacou-se como o primeiro empresário da radiodifusão da região de Irecê e um dos primeiros do interior da Bahia. Em 1983, fundou a Rádio Regional de Irecê AM. Cinco anos mais tarde Nobelino criou a Caraíbas FM, primeira em frequência modulada da região. Por isso, ele foi homenageado como Patrono da Comunicação na Região de Irecê. A homenagem póstuma foi prestada pela Câmara de Vereadores de Irecê.

Muitos outros empreendimentos foram idealizados por Nobelino Dourado Filho, como a Itapoan Sonorização e o trio elétrico Tropical, primeiro da região e um dos primeiros da Bahia. Atuou ainda na agricultura e pecuária, dando seguimento aos empreendimentos da família. Entusiasta do futebol, chegou a ser conselheiro do Esporte Clube Bahia, chegando a vice-presidente da agremiação. À frente da instituição conquistou diversos títulos, como Campeão Baiano e Brasileiro.

“Ainda hoje meu pai é lembrado nos meios políticos e empresariais pela seriedade, transparência e integridade com que agia. Na região de Irecê, sua paixão, é incontestável o legado deixado por ele, daí o reconhecimento em toda a região de Irecê por um dos seus mais ilustres filhos”, concluiu Ângelo Dourado.