Cultura

CHICO LIBERATO RECEBE HOMENAGEM DA 4ª EDIÇÃO DO ANIMAÍ, NA QUARTA, 11

VEJA
| 09/08/2010 às 12:13
Um outro será um dos filmes exibidos na mostra na Sala Walter da Silveira
Foto: DIV

Criador de obras audiovisuais de curta e longa metragens de animação, mobilizador pioneiro do gênero na Bahia, Chico Liberato é o homenageado da 4ª edição do Animaí!, mais importante evento dedicado à linguagem da animação no estado, realizado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com patrocínio do Programa BNB de Cultura - parceria BNDES 2010.

Para celebrar o artista, serão exibidos quatro filmes de sua autoria - Um Outro (2008), Caipora (1975), Eram-se Opostos (1977) e Carnaval (1989) - na sessão do projeto Quartas Baianas desta semana (11 de agosto), às 20 horas, na Sala Walter da Silveira. O destaque à obra de Liberato comemora ainda o centenário do cinema baiano, completado este ano. A entrada é gratuita.


O cineasta e artista visual Chico Liberato se dedica à animação desde os anos de 1950, criando filmes de cunho político, inclusive Boi Aruá (1983), primeiro longa-metragem do gênero produzido no Brasil. Dedicado e inventivo, Chico muito vem contribuindo pela animação na Bahia, sendo uma figura que sempre assumiu o compromisso com a formação de outros animadores, demonstrando não somente generosidade, como amor à arte da animação. Ele foi responsável pela realização do Quinzena Animada, evento precursor do Animaí!, e mantém em Salvador um coletivo atuante na produção de animações. Atualmente, está produzindo seu segundo longa-metragem de animação, Ritos de Passagem, pelo Estúdio Liberato Produções e com o apoio da Secretaria de Cultura, através do Edital de Apoio à Produção de Longa-Metragem, lançado pelo IRDEB.


O Quartas Baianas é um projeto permanente da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural (DIMAS/FUNCEB), em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), que promove exibição semanal e gratuita de filmes e vídeos baianos.


Sinopses

UM OUTRO (24' / 2008 / BA)

Dois amigos fogem de um rei tirano que vai devorá-los. A natureza de cada um se afirma no caminho a ser percorrido, definindo o ser no mundo.

CAIPORA (9' / 1975 / BA)

Mito da caipora, um ser da mata que amedronta e desorienta caçadores que transgridem suas regras, em desenho animado com características da gravura de cordel do sertão nordestino brasileiro. Música de Rufo Herrera.

ERAM-SE OPOSTOS (21' / 1977 / BA)

Dois amigos fogem de um rei tirano que quer devorá-los. Escapando da morte, eles fazem jornada para longe. As duas naturezas se revelarão, uma generosa e confiante, outra medrosa e cruel. Música de Rinaldo Rossi.

CARNAVAL (10' / 1989 / BA)

Operários participam do carnaval de maneira inusitada, construindo um prédio onde suas ações representam a diversidade de movimentos. Música de Bira Reis.