Com Agência Brasil e Correio
Tasso Franco , da redação em Salvador |
28/03/2025 às 18:13
Os estragos causados pelo fogo no Pai Inácio
Foto: CB Militar
Um enorme incêndio atinge a mata da região da Chapada Diamantina, na Bahia, desde essa quinta-feira (27), nas áreas próximas ao Mucugezinho, Serra dos Brejões e Morro do Pai Inácio, perto do Parque Nacional da Chapada e da cidade vizinha, Palmeiras. Mais 20 bombeiros e um helicóptero foram enviados, nesta sexta-feira, à região para ajudar no combate às chamas que avançam rapidamente pela vegetação seca.
Moradores locais postaram vídeos nas redes sociais mostrando o avanço do fogo. Não há notícias de feridos, nem de pessoas obrigadas a deixarem suas casas.
Vinte e cinco bombeiros e dois aviões já atuam na área há dois dias no combate ao incêndio florestal. Brigadistas voluntários e do ICMBio também dão apoio ao combate as chamas.
Desde o início da semana, o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia avalia os focos ativos na região, para otimizar o tempo de resposta. Como as áreas são muito íngremes, há dificuldade para os brigadistas se deslocarem por terra. A atuação dos bombeiros, em áreas próximas e casos de focos de incêndio isolados, vêm ocorrendo nas últimas duas semanas.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Bahia é o segundo estado que mais apresenta focos de incêndio nas últimas 48 horas, ficando atrás apenas de Roraima.
Em nota, o ICMBio informa que o incêndio foi controlado no parque na madrugada desta sexta-feira, mas ainda não na Área de Proteção Ambiental.
Ainda de acordo com a nota, apesar desta época ser período de chuvas na Bahia, as precipitações seguem abaixo do esperado. E a falta de chuvas e as fortes temperaturas foram o principal fator para propagação do incêndio. (Ag Brasil)
CORREIO
Imagens desta sexta-feira (28) mostram os estragos causados pelo incêndio florestal de grandes proporções que atingiu o Morro do Pai Inácio, localizado no município de Palmeiras, Chapada Diamantina. Desde a tarde desta quinta-feira (27), equipes do Corpo de Bombeiros em conjunto com brigadistas voluntários e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) combatem as chamas no ponto turístico.
A vegetal ficou completamente queimada. Os gravetos caídos ao solo ou os restos de árvores que ainda conseguiram ficar de pé, possuíam aparência seca e carbonizada pela ação do fogo. O solo aparece coberto com as cinzas da vegetação queimada.
Imagem - Incêndio de grandes proporções atinge região do Morro do Pai Inácio: 'vendo de perto é desesperador'
Incêndio de grandes proporções atinge região do Morro do Pai Inácio: 'vendo de perto é desesperador'
Segundo o Corpo de Bombeiros, outros 20 bombeiros e um helicóptero foram enviados para reforçar a equipe no local, que já conta com o auxílio de duas aeronaves modelo Air Tractor. Já são mais de 24h de esforços para conter o fogo e impedir que ele se espalhe ainda mais.
“Nossa meta principal é preservar vidas e propriedades, além da fauna e da flora local. Estamos avançando muito no combate, e temos como maior dificuldade o relevo característico da região, as altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes, que aumentam a velocidade de propagação do incêndio”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes.
Proprietária de um estabelecimento comercial nas imediações do Morro do Pai Inácio, Lêdy Valôis usou a rede social para chamar a atenção das autoridades e de voluntários para a necessidade de unir esforços para conter as chamas, que se alastram com muita velocidade. "Vocês não fazem ideia da proporção desse fogo. Vendo de perto é desesperador. O fogo está se alastrando muito rápido". Ela mostrou uma imagem das chamas às 18h40 e uma nova às 22h50, para dar a dimensão do quanto o fogo se alastrou em poucas horas