Bahia

CB MILITAR E BRIGADISTAS TENTAM CONTER INCÊNDIO NO MORRO DO PAI INÁCIO

Medo e tensão nas proximidades do morro com chamas altas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/03/2025 às 13:35
O cartão postal da Chapada Diamantina em chamas
Foto: REP
        Um incêndio de grandes proporções atingiu uma região de mata na Chapada Diamantina no início da tarde da última quinta-feira (27). As chamas atingfiram o Morro do Pai Inácio, no município de Palmeiras, uma das grandes atrações do parque nacional da Chapada. Segundo relatos, o incêndio se iniciou em Mucugêzinho.

Conforme as imagens, as chamas avançam rapidamente, e chegam a ficar muito próximas de residências da região. Moradores fizeram apelos pedindo urgência na contenção do incêndio, pedindo para que as prefeituras de Palmeiras e de Seabra enviassem carros pipa.

Pessoas que estão no local informaram ao Bahia Notícias que uma equipe de brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e da Secretaria do Meio Ambiente de Palmeiras estão no local.

Tensão e muito medo. Esses foram os sentimentos que tomaram conta da família do proprietário da Pousada do Pai Inácio e do Restaurante Mirante do Pai Inácio, Filemon Valôis, na madrugada desta sexta-feira (28), diante das chamas que avançavam sobre o Morro do Pai Inácio, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. 

As labaredas, que chegaram a atingir uma altura de 5 metros, ficaram a 50 metros do estabelecimento, situado nas imediações do cartão postal, que é considerado um dos atrativos mais visitados na região. A família toda foi obrigada a pegar baldes para tentar conter o fogo, que avançava com rapidez. A eles, se juntaram os funcionários do estabelecimento, brigadistas e caminhoneiros, que pernoitavam no local. Ninguém conseguiu dormir.

Filha do comerciante, Lêdy Valôis diz que o pai possui o negócio no local há mais de 40 anos e nunca viu nada parecido até então. Brigadistas e bombeiros também ficaram impressionados com a dimensão do incêndio, segundo ela conta. Diante do risco das chamas avançarem pelo estabelecimento comercial, ninguém da família nem os funcionários puderam dormir. "O fogo chegou aqui na frente, do outro lado da pista, a 50 metros. Foi desesperador, nunca vivi uma noite como essa. Uma noite de terror, o pior dia da minha vida. A sensação era de que estava tomando conta de tudo. E todo mundo acordado e em alerta, porque a qualquer hora podia precisar que a gente saísse"

O incêndio florestal teria começado no Mucugezinho, que fica a cerca de 5 quilômetros do Morro do Pai Inácio, um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina. Lêdy conta brigadistas de toda a região se dirigiram para o local no intuito de atuar no combate; "Vieram de todo lugar, de Lencois, do Vale do Capão, do Mel... Foram mais de 50 homens e eles foram incansáveis. Os bombeiros só chegaram depois", conta. Segundo ela, embora esteja aparentemente contido, ainda tem fogo, mas só do outro lado da serra. "Ficou tudo queimado. Ainda tem fogo, mas não consigo precisar a dimensão porque de dia é mais difícil de ver a proporção", conta.