Bahia

ESTUDANTES DE CAMAÇARI RECEBEM CAPACITAÇÃO EMPREENDEDORA DA JA BAHIA

Ação aconteceu em parceria com o Instituto Alair Martins (IAMAR) e impactou mais de 240 jovens do Colégio Municipal São Thomaz de Cantuária
Comunicativa , Salvador | 11/12/2023 às 15:08
Encerramento com as equipes campeãs do Innovation Camp
Foto: Divulgação JA Bahia

Estudantes do Colégio Municipal São Thomaz de Cantuária, na cidade de Camaçari, tiveram uma experiência enriquecedora por meio de uma sequência de programas de preparação para o mercado de trabalho, combate à evasão escolar e projeto de inovação. A ação, realizada pela Junior Achievement Bahia em parceria com o Instituto Alair Martins (IAMAR), impactou seis turmas do 9º ano do ensino fundamental, totalizando 240 jovens. Além disso, mais de 14 experiências de voluntariado foram registradas, com a participação de oito colaboradores do Grupo Martins. 

 

Uma das estudantes que viveu essa experiência foi Isabella Souza Galvão. Ela diz que “achou muito incrível” poder apresentar suas ideias para outras pessoas e poder treinar sua forma de se comunicar com elas. “Eu acho muito legal falar com pessoas, principalmente com as que eu não conheço, mas o nervosismo bate muito forte e, graças a esse treinamento, estou ficando bem melhor nisso”. Outro ponto destacado por ela foi “elaborar e apresentar soluções que as pessoas, realmente, podem usar”. 

 

Finalizada no mês de novembro, a trilha de aprendizagem contou com o programa "Conectado com o Amanhã", com a realização de atividades práticas e dinâmicas de incentivo ao desenvolvimento de habilidades individuais e visão empreendedora; o programa “As Vantagens de Permanecer na Escola”, para incentivar a permanência na escola, com atividades interativas e reflexivas; e o projeto de inovação “Innovation Camp”, que envolve a metodologia do design thinking. 

 

No Innovation Camp, os alunos foram desafiados a criar soluções inovadoras para conscientizar os colaboradores do Grupo Martins sobre a importância de utilizar o EPI - Equipamento de Proteção Individual. Por meio dessa atividade, eles puderam colocar em prática seus conhecimentos sobre inovação, criatividade e trabalho em equipe. 

 

O projeto ainda contornou com o “Demoday”, dia de demonstração das soluções desenvolvidas pelos alunos. As soluções foram avaliadas por um júri e foram escolhidas as três soluções mais adequadas para atender a demanda da empresa. Essa etapa final possibilitou aos estudantes mostrarem suas habilidades e receberem reconhecimento pelo trabalho realizado. 

 

“O impacto social verdadeiro só é possível com parceria. É impossível alguém achar que apenas ações isoladas irão de fato transformar. E nosso objetivo é transformar através do coletivo. Na camisa do nosso voluntariado diz ‘você pode mudar tudo!’. O voluntário quando veste a camisa, se reconhece como parte da mudança, da transformação e que através do coletivo é possível mudar tudo”, frisa Ludmila Monteiro França, conselheira Consultiva da JA Bahia e Gerente Executiva no Instituto Alair Martins. 

 

Conforme Vinícius Santos, coordenador de Projetos da Junior Achievement Bahia, a JA Bahia entende que a educação tem impacto não apenas individual, mas coletivo. “Por meio dela, os jovens têm mais probabilidade de se tornarem cidadãos mais ativos e conscientes, contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades e da sociedade como um todo. Nossa trilha de aprendizagem busca inspirar jovens a se tornarem agentes ativos em suas vidas e no mundo e poder contar com a parceria do IAMAR, que foca no empreendedorismo juvenil, muito nos alegra", destaca.