Bahia

VALÉRIA VIOLÊNCIA NA BAHIA: 1 PF MORTO, 2 FERIDOS, 4 SUSPEITOS MORTOS

Operação desencadeada no bairro de Valéria, nesta sexta-feira
Tasso Franco , Salvador | 15/09/2023 às 12:44
Na "guerra" urbana em Valéria, bairro de Salvador, hoje
Foto: Alberto Maraux
  Um policial federal e quatro suspeitos morreram durante uma operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (15), no barro de Valéria, em Salvador. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), outros dois agentes da corporação ficaram feridos. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Polícia Federal e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atuava na Operação Fauda. O objetivo é fechar o cerco contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos, com atuação no bairro de Valéria.

O policial morto foi identificado como Lucas Monteiro Caribe. Ele chegou a ser socorrido com os outros dois agentes para o HGE (Hospital Geral do Estado), mas chegou na unidade sem vida. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde dos outros policiais. A Operação Fauda é feita pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e a SSP. A ação é contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos, com atuação em Valéria.

Devido a operação, um engarrafamento foi formado nas regiões da Estrada do Derba, Estrada Velha de Paripe e na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana. De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), os ônibus do transporte público que passam pelos locais tiveram o itinerário alterado.

Cerca de 100 policiais de unidades ordinárias e especializadas das forças federal e estadual participam da operação integrada. Dois fuzis, carregador e munições foram apreendidos.

NOTA DA SSP BA

A Polícia Civil da Bahia, desde o início da manhã desta sexta-feira (15), empreende todos os seus esforços, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), para investigar o homicídio do agente de Polícia Federal Lucas Monteiro Caribé e a tentativa de homicídio de outro servidor da PF e do investigador Vockton Carvalho Freire. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu a apuração do caso.

Os três foram atingidos por disparos de arma de fogo provenientes de um grupo criminoso durante operação realizada no bairro de Valéria. O corpo de Lucas foi removido ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, do Departamento de Polícia Técnica, onde passará por perícia.

Vockton está internado no Hospital Geral do Estado, após ser atingido no rosto por estilhaços de um disparo. Ele será submetido a uma cirurgia em um dos olhos. Por meio do Gabinete da Delegada-Geral e do Departamento de Gestão de Pessoas, Saúde e Valorização Profissional da Polícia Civil (DPSV), a Instituição acompanha o servidor e presta apoio a amigos e familiares. A Assessoria de Comunicação da Polícia Civil atualizará a imprensa sobre o estado de saúde do investigador.

Equipes das Polícias Federal, Militar e Civil cumprem ordens judiciais na capital baiana, à procura de foragidos, armas, munições e entorpecentes.

Cerca de 100 policiais de unidades ordinárias e especializadas das forças federal e estadual participam da operação integrada. Durante incursões, três policiais e um traficante ficaram feridos. Um fuzil, carregador e munições foram apreendidos. Equipes seguem no terreno.