Bahia

DÉCIMA EDIÇÃO DA OPERAÇÃO SAFRA É LANÇADA EM BARREIRAS

Décima edição da Operação Safra é lançada em Barreiras com entrega de 11 viaturas para a região Oeste
Comunicação Governo da Bahia , Barreiras | 14/09/2023 às 17:21
Entrega de 11 viaturas para a região Oeste  
Foto: Alberto Maraux Ascom SSPBA

O Governo do Estado entregou 11 novas viaturas para atender a região Oeste, durante o lançamento da 10ª edição da Operação Safra, nesta quinta-feira (14), em Barreiras. A ação, integrada entre iniciativa pública e privada, visa a intensificação do policiamento para prevenção de roubos de produções rurais, defensivos agrícolas, entre outros materiais, nas áreas rurais de 11 municípios do Oeste baiano. Os trabalhos terão duração de seis meses, a partir de outubro. O lançamento contou com as presenças do subsecretário da Secretaria da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.

 

Desde 2014, a SSP, por meio dos esforços da PM, reforça a segurança nas áreas de produção de soja, algodão e café, com o objetivo de inibir a ação de criminosos, como roubos de cargas e fazendas. O investimento feito pela AIBA para diárias do efetivo e locação de oito viaturas em 2023 é de pouco mais de R$ 1 milhão.

 

Também participaram da solenidade nesta quinta-feira representantes das Forças das Segurança, junto a integrantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).

 

Estratégia

 

Para atender as cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Rita de Cássia, a Operação Safra conta com efetivo de 1.040 policiais militares coordenados pelo Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O).

 

Os militares subordinados ao CPR-O e as Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) 30ª, 85ª, 86ª, Rondas Especiais (Rondesp) Oeste, Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado e de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Barreiras) atuarão diretamente na montagem de barreiras de fiscalização fitossanitárias, rurais e de patrulhamento, e também com visitas nas zonas rurais.

 

Reforço

 

Além das 11 viaturas entregues pelo Governo do Estado, outras oito viaturas serão aplicadas na Operação Safra, fruto de investimento da iniciativa privada, através da AIBA.