Bahia

TRÊS SUSPEITOS DA MORTE DA MÃE BERNADETE FORAM PRESOS, DIZ SECRETÁRIO

Informações prestadas à imprensa, hoje, em coletiva
Tasso Franco , Salvador | 04/09/2023 às 15:03
Mãe Bernadete foi executada dia 17 de agosto último
Foto: DIV
  Três homens suspeitos no envolvimento na morte da ialorixá Bernadete Pacífico foram presos pela Policia. O secretário Marcelo Werner, nesta segunda-feira (4), durante coletiva informou que o primeiro preso foi detido por mandado de prisão no último dia 25 de agosto em Simões Filho. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, ele é suspeito pela receptação dos celulares da líder quilombola e de familiares, roubados durante o homicídio.

O segundo detido por envolvimento no crime teve o mandado de prisão cumprido na sexta-feira (1º), por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na cidade de Araçás, a 105 km de Salvador. Este homem confessou ter sido o executor do crime.

"Ele fala o motivo, mas precisamos saber se isso condiz com a verdade. Qualquer informação passada agora pode não ser a verdade", disse a delegada-geral.

Ainda na sexta-feira (1), duas pistolas – que teriam sido utilizadas no homicídio de Mãe Bernadete – com munições e três carregadores, dois deles estendidos, foram localizados em uma oficina mecânica na comunidade de Pitanga de Palmares, na zona rural de Simões Filho, mesma região onde fica o quilombo.

O mecânico que guardava as armas foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Com exceção do homem apontado como executor do crime, que já tinha passagem pela polícia, enquanto os outros dois não têm passagem, e se forem indiciados, será a primeira vez.

Segundo a SSP, as duas armas apreendidas são compatíveis com os projéteis recolhidos no local do crime. A diretora-geral do DPT informou que, uma perícia será realizada nos armamentos, para saber se eles de fato foram usados no crime.

"Todo o material relacionado aos projéteis foram coletados e encaminhados para a perícia. Esse laudo também já foi concluído e entregue à Polícia Civil. Agora será feita a perícia nas armas, porque com esse primeiro exame que foi feito dos estojos e dos projéteis, vamos ter como relacionar essas armas que foram apreendidas com o material que já temos. A partir daí, a gente vai poder definir com certeza se essas são as armas do crime", disse a diretora-geral do DPT.