Bahia

TEMPORAL DESTROI RUAS DE BRUMADO E BAIRROS ESTÃO SEM ÁGUA; EMBASA ATUA

Com informações da Ascom Embasa e Achei Brumado
Tasso Franco , Salvador | 01/09/2023 às 11:40
Situação critica em Brumado
Foto: Lay Amorim - Achei Brumado
    As chuvas que cairam em Brumado na última quinta-feira, 31, provocaram enormes estragos na cidade na Avenida Coronel Santos, na entrada do Bairro São Félix; baixada da Avenida Centenário e várias ruas do Bairro Santa Tereza. A Câmara de Vereadores ficou alagada e segundo apurou o site Achei Sudoeste, o plenário, a biblioteca e a secretaria do poder legislativo foram atingidos. O plenário ficou com água e muita lama. A biblioteca foi invada pela água e a secretaria legislativa ficou com o forro danificado por conta de uma infiltração. Os servidores de limpeza estão atuando para sanar os estragos e fazer um levantamento dos estragos. A forte chuva também alagou o Hospital Municipal de Brumado e causou diversos prejuízos ao comércio local, além de destruir residências.

Em nota, a Embasa diz que está em ação no município de Brumado, na manhã desta sexta-feira (1/9), para reparar os danos causados pelo temporal que atingiu o município ontem (31).

As fortes chuvas e rajadas de vento arrastaram veículos, derrubaram muros, alagaram ruas e deixaram parte da cidade sem energia elétrica. O sistema de abastecimento de água está operando com volume reduzido, porque uma adutora de água bruta foi rompida. Além disso, algumas ruas estão sem fornecimento porque as redes distribuidoras locais foram quebradas.

“Estamos verificando os equipamentos que precisam de conserto para normalizar o fornecimento nas áreas afetadas o mais breve possível”, relata o gerente regional da Embasa, Manuel Mateus. “Foi uma chuva muito violenta, acompanhada de ventos e raios, que destruiu áreas da cidade. Nossas equipes estão em campo para recuperar as redes da Embasa, e também para prestar apoio à população no que for possível, além do efetivo normal ampliamos a força de trabalho e trouxemos equipamentos e pessoal de outras cidades.

O município de Brumado estava na lista de risco de chuvas acumuladas, divulgada na terça-feira (29) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Somente na área de uma das estações de tratamento da Embasa, foram registrados 92 mm de chuva em apenas duas horas, mais do que o previsto para todo o mês de setembro.

Bairros sem abastecimento de água e ainda sem previsão de retorno.

São Jorge, Brisas I, II, III e IV, Maria Nilza Azevedo Silva, São Felix, Cidade das Esmeraldas, Irmã Dulce (antigo Malhada Branca), Jardim de Alá, Urbis II, III e IV, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Umbuzeiros e localidades rurais

Sede de Malhada de Pedras também sem previsão de retorno do abastecimento.