Bahia

CREF PRESTA HOMENAGEM A JORGE MATOS DEDICADO PROF DE EDUCAÇÃO FISICA

Solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, hoje
Tasso Franco , Salvador | 01/09/2023 às 18:36
Presidente do CREF 13, Jean Moura, com Jorge Matos (terno azul)
Foto:
   O Conselho Estadual de Educação Física da Bahia (CREF 13) em comemoração ao dia do Profissional de Educação Física prestou uma homenagem a Antonio Jorge Santos de Matos por sua importante contribuição e relevantes serviços ao desenvolvimento da educação fisica no país, em solenidade na Assembleia Legislativa.

  Mais conhecido no meio profissional da Educação Fisica como Jorge Matos, natural de Serrinha, este profissionai formou-se pela UCSAL, em 1980, indo trabalhar na Piscina Olímpica da Fonte Nova com Walter Figueiredo em projeto da Sudesb. Como o falecimento do seu pai Benedito Matos foi residir em Serrinha para administrar a marcenaria da familia e atuou, também, como professor de educação fisica na Escola Normal e no Colégio Rubem Nogueira através de contrato com o estado.

  De volta à Salvador trabalha nos colégios Goes Calmon (Brotas), Ocridalina Madureira (Maçaranduba) e Álvaro Augusto da Silva sendo efetivado no estado como professor no governo Waldir Pires (1987/1988), aposentando-se em 2013. Paralelo a esse trabalho, juntamente com Edelbrando Moraes funda o Centro de Natação da Bahia e presta serviços em vários locais e instituições tais como AECO, Escola Panamericana e Colégio Rio Branco, e cria um espaço novo com técnicas moderna, o Medlay Clube Multiesportivo.
  
  Em 1966, juntamente com Edelbrando e mais Francisco Moreira Costa e Nelson Moreira Costa adquirem um terreno no Pernambués, Salvador, na rua Pompilio Bitencourt, onde instalam definitivamente o Medlay, que funciona até hoje, um dos poucos da iniciativa privada de Salvador, hoje, também, centro de formação de professores e técnicos em natação.

 Em 1999, juntamente com Rogério Abud compõem uma nova sociedade, em Vilas do Atlântico, fundando a Escola de Natação Aquavilas, também em funcionamento.

  Jorge Matos destaca que são projetos da iniciativa privada de grande sucesso e muito trabalho, "creio, um dos poucos ainda existentes na Região Metropolitana de Salvador e que, oferece uma contrapartida social no atendimento a 300 crianças da Saramandaia e já fomou 11 professores em educação física, foi alicerce para formação de outros em diferentes áreas e presta esse serviço à Bahia".