Bahia

GOVERNADOR PROMETE A LULA QUE CRIME DE BERNADETE SERÁ ELUCIDADO

Veja também a nota curta do Ministério Público da Bahia
Tasso Franco ,  Salvador | 18/08/2023 às 15:05
reunião na SSP com secretário de Segurança
Foto: Antônio Queiros
   No final da manhã desta sexta-feira (18/7), a Polícia Civil concedeu uma coletiva de imprensa sobre o assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete, morta a tiros na noite desta quinta-feira (17), no quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

  Durante a coletiva, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que a ordem para a polícia é capturar os criminosos vivos, ou seja, prender, não matar. O gestor estadual também afirmou que conversou com o presidente Lula por telefone, e garantiu que o caso será elucidado.

  Integrantes dos governos Federal e Estadual se reuniram, na manhã desta sexta-feira (18), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Salvador, para estabelecer medidas conjuntas a serem tomadas diante da morte da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico.
 
 Além de atualizar os primeiros passos da investigação, medidas de apoio à comunidade e reforço da segurança no entorno do local onde aconteceu o crime também foram discutidos.

  Diligências estão sendo promovidas, testemunhas foram ouvidas, câmeras de segurança serão analisadas e a perícia foi realizada no local.

 Participaram da reunião os secretários estaduais Marcelo Werner (SSP), Fabya Reis (Seades), Ângela Guimarães (Sepromi), Felipe Freitas (SJDH) e  André Curvello (Secom). Também estiveram presentes, a delegada-geral Polícia Civil, Heloísa Brito, e a diretora do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira.

NOTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O Ministério Público do Estado da Bahia expressa o seu pesar e veemente repúdio pelo assassinato brutal da líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Maria Bernadete Pacífico Moreira, a ialorixá Mãe Bernadete, e se solidariza com a dor dos familiares, amigos, da comunidade quilombola e de toda a sociedade baiana. O MP presta seu compromisso de que atuará de forma firme, em parceria com as forças policiais, na apuração, identificação e responsabilização criminal dos autores.