Bahia

CATEDRAL DE SERRINHA ADOTA MODELO EUROPEU COM CÚPULA ARREDONDADA

Certamente dom Assolari, italiano de Bérgamo, copiou algum modelo de Roma
Tasso Franco , Salvador | 30/06/2023 às 12:44
A basílica de Serrinha e suas duas cúpulas
Foto: BJÁ
      O primeiro bispo de diocese de Serrinha, dom Ottorino Assolari, CSF, era italiano de Bérgamo e assumiu a diocese em 18 de dezembro de 2005, por bula do papa Bento XVI, permanecendo até 2021 sendo substituto por dom Hélio Pereira dos Santos. Ottorino nascido em 1946 havia completado 75 anos a idade limite determinda pela igreja.

   Dom Ottorrino passou 16 anos em Serrinha e, hoje, mora na Itália. Foi esse bispo que organizou uma nova estrutura para a antiga igreja Nova criada pelo padre Demócrito Mendes de Barros e transformando-a em catedral. Foi uma remodelação geral.

   Essa nova dimensão para quem observar o topo do templo foi implementada com uma nova cúpula arredondada, que não existia no projeto original, o que se assemelha a modelos de basílicas européias, especialmente em Roma, cidade considerada a capital das cúpulas.

   Há, inclusive, na basílica de São Pedro, uma cúpula que as pessoas podem subir até o topo donde se tem uma vista fantástica da cidade do Vaticano e de parte de Roma. 

   Paris tem alguns tempos com essas cúpulas curvas em Sacré-Coeur, em Patheon, Saint-Ettienne-du-Mont, pelo menos essas três que vistei e as fotografei. A principal de Paris, a Notre Dame, não tem esse tipo de cúpula arredondada.

   Qual foi desses modelos que dom Assolari levou para Serrinha não saberia dizer e só vim descobrir essa cúpula na catedral de Serrinha no último São João. Bem interessante, e que mostro para meus leitores. (TF)