Bahia

A HISTÓRIA DOS BAIRROS DE SERRINHA: VISTA ALEGRE, ÓTIMO PARA MORAR

Bairro novo ainda carente de infra-estrutura e com poucos serviços no local, embora já tenha o básico
Tasso Franco , Salvador | 29/06/2023 às 10:24
Pracinha do Vista Alegre inaugurada em 2018
Foto: BJÁ
  
  O bairro Vista Alegre o própRio nome define é um local na zona Leste de Serrinha com uma bela vista da cidade e o alegre - antônimo de triste - entra em cena por ser uma localidade onde os moradores se sentem felizes. Trata-se de um bairro eminentemente residencial que nasceu nos anos finais de 1980 a partir da decisão do então vereador Manoel da Cincuncizão Pinheiro (Nequinha do Correios) de lotear um pasto que possuía nas proximidades do bairro do Matadouro, onde comercializava gado.

   Nequinha fora eleito na oposição ao então prefeito Josevaldo Lima (1983/1988) juntamente com Misael Cunha, Carlos de Freitas Mota Jr (Naum), Jair Barreto Novaes, José Novaes Coutinho (Zezinho), Juraci Batista de Lima e João Olegário de Queiroz, Zezinho foi eleito presidente e o prefeito contava com os vereadores Roque Avelino de Queiroz, Ernesto Ferreira da Silva, Paulino Alexandre Santana (Popó), José Felipe da Anunciação (Zé de Sindé) e Joel Alves de Moraes.

   Já na gestão do prefeito Paulino Alexandre Santana (Popó) entre 1989 e 1992 quando o filho de Nequinha, José Raimundo da Silva Pinheiro (Carioca) assumiu a vereança no lugar do pai foi que o loteamento Vista Alegre efetivou-se, Teria Nequinha vendido uma área a Prefeitura na gestão de Popó e outra parte fez o loteamento com lotes residenciais vendidas a particulares. 

   Uma outra área que integrava o bairro foi da fazenda de Sinhô onde se implantou na gestão de Osni Cardoso um grupo de casas do Minha Casa Minha Vida intitulado conjunto habitacional Vista Alegre, em 2013; e uma terceira área mais ao lado do bairro Caseb pertencia a Renato da Coelba. Essas três glebas formam o bairro que recebeu uma urbanização na gestão de Adriano Lima (1ª gestão), em 2018, com asfaltamento de algumas ruas e inauguração da praça a pedido do vereador Júnior Bigode. 

   Em 12 de dezembro de 2006 pela lei 696 a Câmara de Vereadores aprovou a indicação do bairro documento assinado pelo presidente da Casa, Ernesto Ferreira.

  O Vista Alegre é um bairro residencial e com poucos prestadores de serviços salvo uma barbearia que se instalou na praça principal há 6 anos, o supermercado do Lucas, um salão de beleza, um mercadinho de menor porte, a bodega de dona Darci e o restaurante Boca de Peixe que se situa na rua da Caseb e, embora pertença de fato ao bairro Caseb, é o único que atende na Vista Alegre.

  Dona Darci de Jesus é uma moradora com quem conversamos. Ela residente na praça principal e única do bairro há 25 anos e diz que foi uma das compradoras de um lote na mão do então vereador Nequinha do Correios, construiu sua casa, criou a família e nas horas vagas vende cerveja aos clientes amigos. 

   Há violência por aqui em área tão distante do centro e desprotegida da Polícia, pergunto?

  - Não. Nunca tive problemas e estou sempre na porta de casa com ela aberta, a noite o silêncio é total e vivemos bem. A única coisa que nos incomoda é o abandono por parte da Prefeitura que sequer manda varrer a praça, trabalho que eu faço com a ajuda de Benevaldo e meu filho Lucas, Val e Dago. É uma lástima esse abandono. Veja essa rua do lado de minha casa: é cheia de matos.

   Benevaldo Rosário Marinho citado por Darci é o aposentado da Coelba com quem também conversamos. Ele tem 75 anos de idade e é (provavelmente) o morador mais velho do bairro, o qual comprou o seu lote na mão de Renato da Coelba. 

Benevaldo conta que quando chegou a Vista Alegre era tudo mato, havia um antigo campo de futebol que era chamado de campo do Matadouro, uma lagoa e um caminho para o Caseb.

   Benevaldo, natural de Salinas das Margaridas, disse que andou meia Bahia trabalhando para a Coelba - Riachão do Jacuípe, Santaluz, Coité, Catu etc - e foi parar em Serrinha em janeiro de 1979 donde nunca mais saiu. Aposentou-se na Coelba, trabalha como taxista e o local onde reside, uma casa com ampla área, alugava para eventos, mas, depois desistiu dessa atividade e hoje reside neste local.

   "Eu alugava para eventos, mas algumas pessoas começaram a se exceder nas bebidas e criar confusões então acabei com essa atividade e vivo com minha família" confessa. Diz que "tudo isso aqui onde nós estamos era mato e havia a fazenda do finado Sinhô, onde foi construído o Minha Casa, na gestão Osni, e uma lagoa no fundo. Com o passar dos anos, já na gestão Adriano, graças ao vereador Júnior Bigode parte do bairro foi asfaltado e criou-se a praça".

   Benevaldo confessa que é uma ótima moradia, já teve alguns problemas com roubos em sua residência, mas, nunca mais teve nada. Sente-se plenamente feliz e integrado no bairro que ajudou a fundar. "Eu e outros moradores é que fazemos as festas na praça, o Natal, o São João, enfeitamos tudo com o dinheiro do nosso bolso".

   COMO É VISTA ALEGRE

   Vista Alegre é um bairro espaçoso mas com pouca urbanização salvo no conjunto do Minha Casa, na praça principal e no acesso ao bairro Novo Horizonte. Ainda já muito o que fazer em termos de urabanização. Não há colégios no bairro, posto de saúde, mini-prefeitura, área de lazer, templos religiosos, etc, e os moradores são atendidos no vizinho Novo Horizonte (antigo Matadouro) onde estão os colégios municipais, o PS e os templos religiosos. Benevaldo diz que esse problema é irrelevante, pois, tudo é perto. O Colégio Estadual de nível fundamental fica localizado no vizinho bairro da Cidade Nova, o CEFET, de ensino profissionalizante.

   O bairro se limita a Leste com a Zona Rua e uma área do bairro Caseb; ao Sul, com o bairro Novo Horizonte (antigo Matadouro); ao Norte com áreas do Caseb e a Oeste com áreas do URBIS II. Há dois acessos para o bairro, o principal pelo Novo Horizonte dobrando-se a esquerda depois do Machô Machô; e pelo Caseb após a linha do trem e da pracinha.   

  Vista Alegre fica distante do centro da cidade algo em torno de 4 km e não há transporte público por ônibus. Os estudantes que vão para o CEFET e escola do Novo Horizonte andam, em média 2 km a 3km, ida e volta. Há um pontos de moto táxi nos bairros Novo Horizonte e Cidade Nova e os moradores chamam os mototaxistas pelo aplicativos dos celulares. Uma corrida para a Cidade Nova custa R$5,00 e para o centro da cidade R$10,00. 

  A maioria dos morades vai para o centro e outros locais a pé. Para quem estuda no Colégio Rubem Nogueira e na Escola Normal a distância é de 2.5 km (5 km ida e volta).

 MINHA CASA EM VISTA ALEGRE

   Em 9 de agosto de 2013, ainda na gestão Osni Cardoso, foi inaugurado o Minha Casa, Minha Vida Vista Alegre casas com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço que atendem a 1.988 famílias com renda de zero a três salários mínimos. Essa área pertencia a Sinhô e havia uma pequena fazenda.

 INAUGURAÇÃO DA PRAÇA 

  A inauguração da praça do Vista Alegre aconteceu em 18 de agosto de 2018 na primeira gestão Adriano Lima atendendo indicação do vereador Júnior Bigode, sedo secretário de Infraestrutura, Mizael Cunha Neto.

  A praça tem área de lazer para crianças como balanço, escorregadeira, mesas, cadeiras e um quiosque.