Bahia

QUADRILHA JUNINA SANFONA DE OURO VENCE CONCURSO DE ESCOLAS EM LAURO

O evento, promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reuniu mais de 500 alunos para comemorar a tradição dos festejos juninos e manter viva a tradição.
Da Redação , Salvador | 17/06/2023 às 18:58
Sanfona de Ouro deu show
Foto: Lucas Lins

A quadrilha Sanfona de Ouro da Escola Olavina Calazans foi a grande vencedora da terceira edição do Encontro Junino realizada na manhã deste sábado (17) na quadra do Centro Educacional Municipal Fênix. O evento, promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reuniu mais de 500 alunos para comemorar a tradição dos festejos juninos e manter viva a tradição.

Com o tema "Arraiá da Paz, Sustentável e Ecológico", o Encontro Junino contou com a participação de nove escolas municipais. As unidades de ensino Gregório Pinto de Almeida, José Ramos, Fênix, CAIC, Engenho Caji, Lagoa dos Patos, Santa Júlia, Solange Coelho e Olavina Calazans se inscreveram para participar do evento no site da prefeitura. "Nessa edição nós pudemos premiar os três melhores participantes com o prazer de manter viva essa que é a maior festa do nordeste brasileiro, e que leva a cultura do nosso povo mundo afora", destacou a secretária da SEMED, Vânia Galvão.

No corpo de jurados, representantes do Conselho de Educação, da Secretaria Municipal de Juventude e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF) estavam atentos aos detalhes de cada apresentação. Nas arquibancadas, os pais ou responsáveis também vibravam ao assistir cada espetáculo. "Tem que estar presente e participar. Eu trouxe até a torcida para a escola de meu filho", contou Aparecida Santos, mãe de uma aluna da escola Fênix.

Entre as apresentações, cada escola abordou um tema específico e, dentro dele, cenários, coreografias e figurinos foram trabalhados. "É a primeira vez que a Lagoa dos Patos participa do Encontro Junino e nós abordamos o tema "Meio Ambiente nossa casa comum, vamos cuidar". Já estamos trabalhando esse tema na escola desde o início do ano e esse momento aqui hoje é mais um braço desse trabalho. Nós tivemos o cuidado de inserir a comunidade no processo e tivemos a participação das mães para confecção das roupas e assim todos se sentirem integrantes desse momento", conta o diretor da escola, Cláudio Neto.

A Escola José Ramos levou o prêmio de vencedora na categoria dança e o CAIC venceu como melhor quadrilha do fundamental I. O Encontro Junino contou ainda com as apresentações das Quadrilhas do Bankoma e Impactus.  Ao redor da quadra, barraquinhas das próprias escolas comercializavam comidas típicas do período. "O objetivo maior do Encontro Junino é promover e manter a tradição do nordeste acesa considerando a importância dessa festa", destacou a coordenadora de Ações Estratégicas para uma Cidade Educadora da SEMED, Idaci Ferreira.

Sanfona de Ouro dá show outra vez

Assim como no ano passado a Sanfona de Ouro, quadrilha da Escola Olavina Calazans, brilhou no Encontro Junino e levou para casa uma caixa de som, parceria do evento junto com CDL, CDL Jovem e Instituto ABD Eremim, representada na festa pelo cantor Edu Casanova.

Os alunos da escola vencedora, desta vez, foram vestidos de vermelho e branco. Os meninos e meninas mostraram a força da união do grupo com mais de trinta anos de existência, regado pelas mãos dedicadas da professora Vera Shirley, falecida no início deste mês.

Vera foi homenageada em diversos momentos da apresentação e também nas expressões e lágrimas dos estudantes. "Meu coração está quase saindo pela boca de tanta emoção. Eu estou com um misto de sensações", declarou a estudante Emily Sena, vibrando pela vitória.

Para o diretor da unidade, Alisson Ferreira, a sensação é de dever cumprido. "Esse trabalho é feito pela fomentação da cultura com propósito. Estamos felizes pela participação e essa experiência dos nossos alunos unindo arte, cultura e educação, proporcionando melhores resultados", declarou.