Bahia

MST OCUPA ÁREAS DE FAZENDAS EM TRÊS REGIÕES DO ESTADO DA BAHIA

MST diz que os latifúndios são improdutivos
Tasso Franco , Salvador | 24/04/2023 às 10:05
Ocuoação em Jaguaquara
Foto: MST
      

Três fazendas das cidades de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, Juazeiro, no norte do estado, e Guaratinga, no extremo sul, foram ocupadas por integrantes do Movimento Sem Terra (MST) no fim de semana. Mais de 500 famílias estão em áreas consideradas improdutivas pelo movimento.

Em seu site, o MST diz que "nesse final de semana, centenas de famílias Sem Terra ocupam latifúndios em tres regiões na Bahia. A primeira ação, foi uma reocupação na fazenda Mata Verde, no município de Guaratinga, no Extremo Sul do estado, com cerca de 118 famílias".

Outras duas áreas foram ocupadas na madrugada deste domingo (23). Uma na regional Norte, com cerca de 200 famílias, que ocuparam 4 mil hectares de terras improdutivas na região do Salitre, em Juazeiro do Norte.

Já na região Baixo Sul, camponeses e camponesas fizeram a ação no município Jaguaquara, onde cerca de 200 famílias, ocuparam a fazenda Jerusalém. 

O Movimento Sem Terra na Bahia reivindica as áreas ocupadas para fins de Reforma Agrária. As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que tem como lema: “Contra a Fome e a Escravidão: por Terra, Democracia e Meio Ambiente”, que reafirma a centralidade da luta pela terra no Brasil. 

O que dizem o MST e a PM

O Movimento Sem Terra alega que as áreas são improdutivas e que não tem famílias assentadas. Conforme o MST, essas ocupações fazem parte do processo de reforma agrária que acontece em todo o Brasil.

A Polícia Militar informou que segue acompanhando as situações.