Bahia

SERRINHA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO: MATRIZ VIRA PALITEIRO DE SOMRINHAS

Igreja Matriz de Sant'Anna em Serrinha clama por restauro e respeito ao patromônio histórico
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 20/04/2023 às 12:11
Agressão ao patrimônio histórico
Foto: BJÁ
      O descaso com o patrimônico histórico de Serrinha, Bahia, é antigo e do conhecimento público e já publicamos neste BJÁ a queda do Paço Municipal que vem desabando há 30 anos e ninguém toma uma providência. 

   Hoje, falaremos, a igreja matriz de Sant'Anna, a padroeira da cidade, que se transformou nas duas laterais do templo em paliteiro de sombrinhas, guardas-chuvas e óculos e parte do reboco em algumas áreas está caindo e mais áreas internas estao precisando de reparos. 

   Serrinha está com bispo recente, dom Hélio Pereira dos Santos , o qual substituiu dom Otorrino Assolari, primeiro bispo da diocese e que permaneceu na cidade durante mais de 10 anos até se aposentar e retornar para a Itália, o qual, fez um valioso trabalho nas melhorias da sede da catedral, na praça Miguel Carneiro. Mas, se esqueceu completamente da velha matriz, a origem de tudo, nascida em 1780 como capela no tempo do fundador da cidade, Bernardo da Silva, cuja familia doou-a a Paróquia de San'Anna no século XIX.
 
   Então, está no momnento de dom Hélio, o qual é sertanejo das Alagoas, promover um restauro da matriz (antes que caia) e retirar das suas laterias e de sua fachada os vendedores ambulantes de toda natureza - óculos, sombrinhas, relógios, amendoins, cocos, etc. Ora, Serrinha tem áreas adequadas para abrigar essas pessoas e não em sua mancha matriz, histórica. 

   Já pensaram a catedral de Salvador emolduradas com sombrinhas e/ou a Notre Dame de Paris com vendedores de castanhas? Não dá. Então, patrimônio histórico e cultural vale para qualquer sitio e a matriz de Sant'Anna tem valor igual a essas basílicas citadas e durante séculos serviu à comunidade serrihense, majoritariamente. (TF)