Bahia

SEMANA SANTA EM SERRINHA TEM 93 ANOS DA PROCISSÃO FOGAREU E MUITO MAIS

A Semana Santa em Serrinha será presidida pelo bispo diocesano Dom Helio Pereira dos Santos (Com informações da Diocese de Serrinha)
Tasso Franco ,  Salvador | 03/04/2023 às 14:39
Bispo dom Hélio Pereira dos Santos na procissão de Ramos, ontem
Foto: Werner R, Nogueira
 
A Paróquia da Catedral Senhora Santana em Serrinha-Ba viverá de forma intensa a Semana Santa 2023, que acontecerá de 04 a 09 de abril. Em novembro de 2021, foi instituída a Comissão do Patrimônio Histórico da Catedral formada pelos sacerdotes e leigos e leigas engajados da Paróquia. Ela tem como missão cuidar dos patrimônios material e imaterial da Paróquia da Catedral e promovê-los por meio dos atos litúrgicos e de eventos. Desde novembro de 2022 que a Comissão trabalha para a organização e realização da Semana Santa 2023. 

Todos os Animadores das 41 comunidades, os coordenadores das pastorais, dos movimentos e dos serviços da Paróquia, os grupos litúrgicos, os grupos musicais, o Coral de Santana, as Comunidades da Sede estão empenhados nos atos que envolvem a Semana Santa. A Companhia de Teatro da Catedral está preparando, com esmero, as apresentações teatrais para o Tríduo Pascal. 

A Semana Santa 2023 acontecerá em parceria com a Prefeitura Municipal de Serrinha, a Câmara de Vereadores de Serrinha, o Governo do Estado da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia-IPAC, 16º Batalhão de Polícia Militar do, Comando da 6º Região Militar Tiro de Guerra 06-014, Os Guardas Municipais e os Agentes de Trânsito. 
A Semana Santa é um tempo intenso de celebrações, encontros e orações recordando os últimos momentos da vida de Jesus antes de sua paixão, morte e ressurreição. Nela está a principal celebração do catolicismo: o Tríduo Pascal. 

A Semana Santa terá início com a Celebração do Domingo de Ramos, revivendo a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi acolhido pela multidão que estendeu seus mantos e ramos para que Ele passasse montado em um jegue, onde as pessoas gritavam: “Bendito o que vem em nome do Senhor, Hosana nas alturas”. Será lida a paixão de Jesus Cristo, introduzindo os cristãos no mistério do que será celebrado durante toda a Semana Santa. 

Na Catedral, na Segunda-feira Santa, às 19h30, a missa onde recordaremos a memória de todos defuntos de nossa cidade. Os fiéis católicos rezarão pelos entes queridos e por todos os defuntos do município de Serrinha.
Na Terça-feira Santa, será celebrada uma Missa com os doentes, às 17h30. Na oportunidade, rezaremos pela cura física, psíquica e espiritual dos enfermos. Nesta Celebração, haverá também a Unção dos Enfermos (Sacramento dado aos doentes por meio da unção com óleo bento). 

Na Quarta-feira Santa, acontecerá a Procissão do Encontro, às 19h30, onde se meditará as sete dores de Nossa Senhora. Como forma de valorizar e fortalecer as Comunidades Eclesiais de Base, as mulheres sairão da Antiga Matriz, na Praça Luis Nogueira, carregando o andor de Nossa Senhora das Dores e os homens sairão da Capela do Bairro Colina da Santa com a imagem do Senhor dos Passos, percorrendo ruas da nossa cidade com cantos, orações e reflexões. Chegando na frente da Capela da Bomba, os dois grupos se encontrarão e seguirão juntos até a Capela do Bairro de Vila de Fátima, onde será feito o Sermão das Dores, finalizando este ato fé. 

Na Quinta-feira Santa, às 10h, na Catedral, será celebrada a Missa dos Santos Óleos, chamada também missa da Unidade, presidida pelo bispo diocesano, Dom Hélio Pereira dos Santos, e concelebrada por todos os padres da Diocese de Serrinha. Na oportunidade, os padres renovarão as promessas sacerdotais e o bispo consagrará os óleos do batismo, dos enfermos e do crisma que serão utilizados durante todo o ano de 2023 nos batizados, nas unções dos enfermos e nas crismas. Esta celebração será cantada pelo Coral da Catedral Vozes de Santana.

O TRÍDUO PASCAL

O Tríduo Pascal é a celebração mais importante da fé Cristã-Católica. Ela é uma única celebração feita em três dias, começando na Quinta-feira Santa com a Celebração da Santa Ceia (com o Lava-pés), seguindo na Sexta-feira Santa com a Celebração da Paixão do Senhor e sendo concluída no Sábado Santo com a Vigília Pascal.

 Estas celebrações serão presididas pelo bispo diocesano, Dom Hélio Pereira dos Santos, e concelebradas pelo pároco da Catedral, Pe. George Roberto dos Santos, e os vigários paroquiais, Pe. Guilherme Ferreira Gonzaga e Pe. José Roque Alves de Oliveira.

Na Paróquia da Catedral, na Quinta-feira Santa, o Tríduo Pascal será iniciado com a CELEBRAÇÃO DA SANTA CEIA, às 19h. Finalizando o ato litúrgico, daremos início à Procissão do Fogaréu. São mais de nove décadas de história e tradição marcadas por caminhadas de penitência como fortes expressões de fé na vida do povo serrinhense. Ela é Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia. Vale recordar que a Procissão do Fogaréu tem sua origem no evento bíblico em que os soldados sobem o Monte das Oliveiras para prender Jesus, iniciando assim todo o Seu processo de prisão, sofrimento, condenação e morte.

  FOGAREU

 A Procissão do Fogaréu saíra da frente da Catedral e percorrerá as ruas da cidade e será finalizada na Colina da Santa. Todas as pessoas que participarão desse momento são convidadas a manter o espírito penitencial e orante. As pessoas poderão pegar suas tochas na Frente da Antiga Matriz e na frente da Catedral a partir das 16h. Este ano em que a Campanha da Fraternidade está refletindo sobre a fome, estamos motivando as pessoas que, no ato da retirada de suas tochas, façam doações de alimentos não perecíveis para que possamos entregar aos mais necessitados. Para iniciar e finalizar a Procissão do Fogaréu, serão encenados dois atos da Paixão de Cristo pela Companhia de Teatro da Catedral.

Na Sexta-feira Santa (Sexta Feira da Paixão) os fiéis iniciarão suas atividades logo cedo, às 6h da manhã, participando da Via-sacra: umas saindo da Catedral para a Colina da Santa; e a outra, da Capela do Bairro de Vila de Fátima em direção ao Monte Guarani. Ainda neste dia, na Catedral, na Capela do Mirante da Santa e na Capela da Comunidade de Vila de Fátima haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, das 07h às 12h. Às 16h haverá o Ofício da Paixão na Catedral. A Igreja recomenda aos Católicos que este seja um dia de jejum e oração.

Às 17h, dando continuidade ao Tríduo Pascal, ocorrerá, na Catedral, a CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR. Finalizando este ato litúrgico, será dado início a Procissão com a imagem do Senhor Morto que se encerrará na Antiga Matriz com a encenação teatral do terceiro ato da paixão de Cristo. 

O Sábado Santo é um dia de silêncio, Cristo foi sepultado. Às 20h, na frente da Catedral, os fiéis católicos se encontrarão para dar início à CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL. Esta é a celebração mais importante do Cristianismo, pois Cristo ressuscitou, razão da nossa fé e da nossa esperança. Nesta noite, acende-se o Círio Pascal (vela que representa o Cristo Ressuscitado), cada pessoa ali presente acenderá sua vela, reconhecendo-a como a Luz de Cristo e dando graças a Deus pela Sua ressurreição. Faz-se o Anúncio da Páscoa e lê-se diversas leituras da Bíblia fazendo o caminho da História da Salvação: de Adão, passando pelos patriarcas, pelos salmistas, pelos profetas, até chegar em Cristo Ressuscitado. Após a homilia, todos os Cristãos renovarão suas promessas batismais confessando sua fé de forma solene (todos neste momento acenderão a vela pessoal mais uma vez). Cada católico batizado é convocado a participar da Vigília Pascal onde testemunhará a ressurreição de Cristo e renovará a sua fé. 

O DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

O Domingo de Páscoa, será iniciado com a Procissão da Ressurreição (Procissão do Encontro), às 09h30. Na oportunidade, os homens sairão da frente do Cemitério Paroquial com o andor com a imagem de Cristo Ressuscitado e as Mulheres da Igreja Antiga Matriz levando a imagem de Nossa Senhora da Glória. As duas procissões se encontrarão na frente da Catedral. 

Às 10h, será celebrada a MISSA PONTIFICAL DA PÁSCOA, celebração solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Hélio Pereira dos Santos, e concelebrada pelos padres da Catedral. Esta celebração será cantada pelo Coral da Catedral Vozes de Santana. À noite, às 19h00, teremos a segunda Missa da Páscoa na Catedral. 
Todos os Cristãos Católicos são chamados a viver com fé e devoção os diversos momentos da Semana Santa. Coloque já em sua agenda os principais momentos desta Semana Maior, especialmente o Tríduo Pascal. O principal motivo do cristão católico sair de casa e celebrar a Missa é se encontrar com Cristo e expressar seu louvor e gratidão pela Sua paixão, morte e ressurreição para a nossa salvação. 

Pe. George Roberto dos Santos
Pároco da Paróquia da Catedral Senhora Santana
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2023

DOMINGO DE RAMOS (02.04)

Bênção dos Ramos
Local: Praça Luiz Nogueira
Horário: Acolhida 7h30
              Benção dos Ramos e Saída da Procissão 08h

Missas
Local: Catedral
Horários: 09h e 19h

Apoio: Comunidades da Sede, Pastorais e Movimentos, Guarda de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Militar e Tiro de Guerra.

SEGUNDA-FEIRA SANTA (03.04)

Missa pelos fiéis defuntos da nossa cidade
Local: Catedral
Horários: 19h30

TERÇA-FEIRA SANTA (04.04)

Missa com Unção dos Enfermos
Local: Catedral
Horários: 17h30

QUARTA-FEIRA SANTA (05.04)

Procissão do Encontro com a meditação das Sete Dores de Maria
Local: Saindo os homens da Capela de Colina da Santa e as mulheres da Antiga Matriz e finalizando na Praça de Vila de Fátima.
Horário: 19h30 na frente da Capela e da Antiga Matriz.

Apoio: Comunidades da Sede, Pastorais e Movimentos, Guarda de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Militar.

QUINTA-FEIRA SANTA (06.04)

Missa dos Santos Óleos
Local: Catedral
Horário: 10h








TRÍDUO PASCAL

QUINTA-FEIRA SANTA (06.04)

Missa da Santa Ceia (Lava pés)
Local: Catedral
Horário: 19h

Procissão do Fogaréu
Local: Saindo da Catedral para a Colina da Santa
Horário: 20h30
Obs.: Com a encenação teatral da Paixão de Cristo

Apoio: Comunidades da Sede, Pastorais e Movimentos, Guarda de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Carro de apoio.

SEXTA-FEIRA SANTA (07.04)

Via Sacra
Local: Saindo da Catedral para a Colina da Santa (Mirante)
Horário: 06h

Via Sacra
Local: Saindo da Capela de Vila de Fátima para o Monte Guarani
Horário: 06h e 07h30

Adoração e Oração
Local: Catedral, Capela do Mirante (Colina da Santa), Capela de Vila de Fátima
Horário: das 07h às 12h 

Ofício da Paixão
Local: Catedral
Horário: 16h

Celebração da Paixão de Cristo
Local: Catedral
Horário: 17h

Logo após, a Procissão do Senhor Morto
Local: Saindo da Catedral para a Antiga Matriz
Obs.: Continuação da encenação teatral da Paixão de Cristo.

Apoio: Comunidades da Sede, Pastorais e Movimentos, Guarda de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Militar e Tiro de Guerra.

SÁBADO SANTO (08.04)

Celebração da Vigília Pascal
Local: Catedral
Horário: 20h
Obs.: Após a Vigília Pascal haverá a última parte da encenação.

Apoio: Comunidades da Sede, Pastorais e Movimentos, Guarda de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Militar.

DOMINGO DE PÁSCOA (09.04)

Procissão da Ressurreição (Procissão do Encontro)
Local: As mulheres sairão da Antiga Matriz e os homens do Cemitério. Todos se encontrarão na Catedral.
Horário: 09h30

Missa Pontifical
Local: Catedral
Horário: 10h

Missa da Páscoa do Senhor
Local: Catedral
Horário: 19h