Bahia

NADANDO EM DINHEIRO: PREFEITURA DE IRARÁ FAZ 4 DIAS DE SHOWS EM FESTA

A crise passa ao largo na Prefeitura de Irará
DP , Salvador | 01/02/2023 às 19:27
Shows para o povo
Foto: PMI
      Se encerram hoje, dia dois de fevereiro, com as louvações à padroeira de Irará, Nossa Senhora da Purificação dos Campos, os Festejos Populares de Irará, que desde o dia 24 de janeiro movimentam o município e que trouxeram de volta, com um imenso sucesso, a Lavagem de Irará, que aconteceu no dia 27, levando milhares de  moradores às ruas, puxados pela Charanga de Irará, e a realização de quatro dias de shows que tiveram a plateia lotada por milhares de pessoas.

O ponto alto foi o encerramento da festa, no dia 30 de janeiro, durante a Festa do Cruzeiro, quando uma multidão pulou atrás do trio elétrico do Cruzeiro ao Centro da cidade, seguindo o artista de projeção nacional Saulo Fernades e Beto Santana, e ainda curtindo  participação Xanddy do Harmonia, que decretou que aquela era “a melhor segunda-feira da Bahia”.

Os moradores e visitantes viveram ainda, no dia primeiro, na Praça Pedro Nogueira, a alegria de reviver outra tradição, a das Noveneiras, que promoveu, pós novenário, mais momentos de diversão, com diversas apresentações realizadas por artistas locais, valorizando a cultura popular e a diversidade musical. Nesta quarta-feira se apresentaram as bandas, Pisadinha do Pé Firma, Rasta Vaqueiro e Renna Solo.

"Os festejos ainda não acabaram. No entanto, diante do passar dos momentos mais agitados da festa, a gente tem uma grata satisfação de perceber a alegria da população e viver e reviver com intensidade os Festejos Populares de Irará", afirmou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município, Roberto Martins.

Importância da volta da Lavagem de Irará - A Lavagem de Irará é uma festa  centenária que começa com o cortejo saindo com a Charanga de Irará saindo da frente à casa de Mãe Melânia, senhora que durante muitos anos comandou os festejos,  com as baianas e seus potes de flores e água de cheiro. Com a participação de manifestações culturais da região, da população da cidade e de turistas, o cortejo segue com todos cantando e dançando em direção à igreja, que fica localizada no centro da cidade. Lá chegando, as baianas lavam a escada e o adro celebrando a devoção a Nossa Senhora da Purificação dos Campos.

Durante a pandemia a festa não pode ser realizada, trazendo, além de tristeza, prejuízos econômicos para o município, já que ela movimenta toda uma cadeia de produtos e serviços, além de aquecer as vendas no comércio. Por isso o prefeito Derivaldo Pinto ficou muito satisfeito com a volta da Lavagem de Irará. “Foi com muita alegria que, depois de dois anos, retomamos os Festejos Populares de Irará. Quem é iraraense sabe que a Lavagem é o nosso amor. O nosso povo mereceu essa linda festa”, afirmou.

Shows gratuitos - Os Festejos Populares de Irará também promovem uma rica programação de shows, com atrações bem variadas, desde a sexta-feira (27) até segunda-feira (30). Shows de artistas locais e de renome nacional, como Tayrone, Parangolé, Adão Negro , Lá Fúria, Saulo Fernades e Xanndy Harmonia.

História dos Festejos Populares de Irará - Irará é uma cidade que fica a cerca de 137Km de Salvador, tem pouco mais de 25 mil habitantes, e sedia uma das festas mais importante da região, a Lavagem das Escadarias da Igreja de Irará ou a Lavagem de Irará. Esta é uma manifestação cultural que acontece há mais de 100 anos na cidade, sempre antecedendo os festejos de Nossa Senhora da Purificação dos Campos, que é a padroeira do município. É um evento que é sempre realizado na última sexta-feira do mês de janeiro e atrai milhares de fiéis e turistas. A Filarmônica 25 de Dezembro, que em 2023 completa 69 anos, é motivo de orgulho para a cidade e dela saem os músicos que formam a Charanga de Irará que igualmente enche de alegria a população, inclusive ao realizar as Alvoradas nos domingos de janeiro, quando acordam a cidade ao som de suas músicas.

As pessoas que residem em Irará contam que essa festa começou quando algumas senhoras de elite, consideradas como mães de família da cidade, resolveram homenagear a padroeira lavando a igreja para que no dia santo ela estivesse arrumada. Porém, foram as mulheres do povo, mães solteiras, que se tornaram personagens principais dessa festa. Elas saíam vestidas de baianas com seus potes e seguiam o estandarte da Virgem da Purificação. Até hoje é o que se vê: baianas com seus potes seguindo a procissão e lavando a Igreja, além de oferecer o “banho de cheiro” aos participantes. É assim, a festa da Lavagem de Irará, uma festa bem eclética, cheia de sincretismo religioso, de elementos tradicionais, de muita música e principalmente, de muita alegria.